Projeto de pesquisa - Compossíveis: quando o ambiente vira corpo

até
Imagens ilustrativa Compossíveis
Compossíveis

O projeto Compossíveis: quando o ambiente vira corpo é um trabalho de pesquisa coordenado pela Profa. Tatiana Cardoso, docente do curso Graduação em Teatro: Licenciatura, estreia oito videoperformances, resultados do processo de pesquisa e criação do grupo, formado por docentes, discentes e egressas da Uergs.

Link: Canal do curso de Graduação em Teatro

Instagram do projeto@compossiveis

A partir da questão “O que surge da mistura entre o corpo humano e o corpo de outro ser vivo?” o exercício foi criar seres fictícios nascidos da relação entre humanos e não humanos, experimentando derivas e migrações de formas. Impulsionados pela proposição do xamã yanomami Davi Kopenawa quando diz, em seu livro A queda do céu: “Vocês deveriam sonhar a terra, pois ela tem coração e
respira” (Kopenawa; Albert, 2015, p. 468), em cada performance, estabelece-se um convite a repensarmos nossa relação com o meio ambiente e o planeta.

Esta pesquisa é uma tentativa de sonhar a terra e convidar muitas pessoas a sonharem junto. O projeto inclui as áreas do Teatro, Música, Meio ambiente e Artes Visuais. O processo conta também com a colaboração de dois professores do curso Graduação em Música: Licenciatura: a Profa. Kiti Santos, que foi responsável pela Trilha sonora de todos os vídeos e o Prof. Eduardo Pacheco, que colaborou na criação de uma trilha sonora original. Também teve a colaboração do aluno da música, Henrique Pellin.

Este projeto acontece em parceria com o grupo de teatro dinamarquês Teatret OM, através da cenógrafa e figurinista Antonella Diana. Este projeto acontecerá também este ano, em agosto, na Dinamarca, em outro formato, desta vez com a performance instalação Coexistence, no parque Hoverdal, na cidade de Rinkobing.

Esta pesquisa é uma tentativa de sonhar a terra e convidar muitas pessoas a sonharem junto.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Profa. Dra. Tatiana Cardoso
Trilha sonora: Profa. Dra. Kiti Santos
Visualidade: Antonella Diana
Músicas originais: Prof. Dr. Edu Pacheco e Henrique Pellin
Performers:
Eduardo D’Ávila (Uergs)
Fernanda Stürmer (Uergs)
Giliard Barbosa (Bolsista - Uergs)
Luzia Ainhoren (UNICAMP)
Marina Müller (Uergs)