Dia de Campo sobre as Culturas de Verão
- Data:
- Cachoeira do Sul

O "Dia de Campo sobre as Culturas de Verão" tem como objetivo difundir informações técnicas e estratégias de manejo para as culturas de primavera-verão, como as culturas da soja, sorgo e milho, na Estação Agronômica da Uergs, em Cachoeira do Sul. No local, são desenvolvidos em torno de 20 projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos estudantes e professores do Curso de Agronomia.
O “Dia de Campo” será constituído de 6 estações (estandes), e em cada um se abordará algum ponto relacionado ao manejo das culturas citadas. Cada estação terá 10 minutos para apresentação do assunto e mais 5 minutos para questionamentos e discussão, sendo apresentados pelos(as) estudantes responsáveis pela execução dos projetos de pesquisa e/ou TCC´s juntamente com seus(suas) professores(as) orientadores(as).
Ao chegar à Estação Agronômica na data do “Dia de Campo”, o público será dividido em grupos de 25 pessoas, que serão conduzidos pelas estações, até concluírem todo o tour.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Local: Estação Agronômica da Uergs, localizada no Distrito de Três Vendas, interior do município de Cachoeira do Sul/RS.
Público-alvo: comunidade da Uergs, produtores rurais, extensionistas, pesquisadores, estudantes de escolas agrícolas e universidades, demais pessoas ligadas à área agrícola.
Inscrições:
- Prazo: até 3/4
- Presencial ou por formulário: https://www.even3.com.br/dia-de-campo-verao-2025/
- Vagas: 250
- Valor: Gratuito
Carga horária: 4h
Certificação: sim
Coordenador: Alberto Eduardo Knies
Contato: alberto-knies@uergs.edu.br, (55) 99922-6613
Organização: GEPASA (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Manejo Integrado da Água-Solo-Planta na Agropecuária)
Apoio: GEPOG (Grupo de Estudos em Produção Orgânica de Grãos), o GEMASP (Grupo de Estudos em Manejo de Solo-Planta) e a Sollus Agrícola.
PROGRAMAÇÃO:
- Respostas das culturas do sorgo e milho a estratégias de inoculação, adubação nitrogenada e irrigação;
- Manejo químico versus biológico da cultura da soja;
- Vitrine com 48 cultivares de soja em sequeiro e irrigado;
- Sobressemeadura com drone: estratégia para introdução das plantas de cobertura;
- Cultivos alternativos para produção orgânica de grãos;
- Manejo da irrigação na cultura da soja na safras 2024/25.