Cerimônia de Premiação da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos será realizada em Gramado

Premiação Onda
A cerimônia de premiação está programada para o dia 5 de novembro, ás 10h30, em Gramado.

No dia 5 de novembro, às 10h30, ocorrerá a cerimônia de premiação da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (4ª Onda). O evento será realizado no Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (Leam), localizado na Universidade Aberta do Brasil, em Gramado. Para participar, é preciso confirmar a presença previamente com a equipe coordenadora do projeto.

Em razão das medidas de distanciamento social seguidas pelos protocolos sanitários, o local suportará até 50 pessoas. Quem não conseguir acompanhar o evento de forma presencial, poderá assistir a gravação da cerimônia que ficará disponível no canal do Youtube da Onda.

A quarta edição da Olimpíada teve como tema “Cidades inteligentes e sustentáveis” e contou com a participação de 64 equipes de diversos estados brasileiros. As equipes finalistas e que estarão presentes na cerimônia são App Inform Ecology, City Caruaru e Waste Reuse. A ordem de classificação será anunciada somente no dia da premiação.

Os candidatos foram avaliados por um Comitê Externo que foi definido a partir de uma parceria da Uergs com o projeto Educar para Inovar, coordenado por Nadia Ibias, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

Devido à pandemia, a cerimônia precisou ser adiada e, com isso, a premiação da quinta edição, que teve como tema “Fome Zero e Agricultura Sustentável”,  também sofrerá um atraso. A previsão é que o evento de premiação da 5ª Onda ocorra no primeiro semestre de 2022. Até o momento, o local ainda não foi definido.

O projeto para a realização da 6ª Onda já foi encaminhado para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aguarda aprovação.

Equipes Vencedoras da 4ª Onda

Uma das equipes ganhadoras da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos é a App Inform Ecology, que apresentou um aplicativo com informações sobre como reduzir os impactos dos centros urbanos no meio ambiente. A tecnologia dispunha de reportagens e vídeos educativos que incentivavam a mudança de hábitos e ensinavam a fazer objetos e brinquedos a partir de materiais recicláveis. O aplicativo também mostrava os ecopontos de descarte para diferentes tipos de resíduos. Outra estratégia adotada foi a disponibilização de um cronômetro para controle de duração do banho.

A equipe App Inform Ecology  é do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e foi formada por Alice Martofel Guzas, Ana Carolina Fleischmann, Henrique Claudio de Oliveira e Lauren Louise da Rocha, e teve a orientação da professora Renata Fortes e coorientação da Gianne Pereira, estudante de Engenharia de Computação.  Os integrantes também receberam o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho 2021 pelo projeto do aplicativo.

Já a City Caruaru criou um aplicativo para divulgar as principais atrações  da cidade de Caruaru, localizada em Pernambuco. As informações sobre os lugares indicados estavam disponíveis em três idiomas: espanhol, inglês e português.  A equipe foi formada pelos estudantes Antonio Marcos Filho, Lara Moura, Letícia Silva e Stephanie Carvalho e a orientação foi dada pela professora Maria Cristina dos Santos, do Colégio Sagrado Coração de Caruaru.

Outra equipe ganhadora foi Waste Reuse, que também é de Pernambuco. Ela é composta pelos estudantes Jônatas Ítalo Feitosa, José Artur Cardoso, Maria Janmilly de Andrade e Pablo Luís Henrique Silva, e teve orientação da professora Lara Thayanne Bezerra, da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos de Santa Cruz do Capibaribe, de Pernambuco. O aplicativo desenvolvido apresentava soluções de usos para resíduos eletrônicos, como a possibilidade de ser reaproveitado para a criação de objetos artesanais. Para facilitar o entendimento do conteúdo, foram disponibilizados tutoriais. Outra funcionalidade foi a disponibilização de um espaço para que os usuários pudessem vender os produtos criados.

Os vídeos com as apresentações das equipes finalistas e dos projetos estão disponíveis na página do Facebook da Onda.

Confira o vídeo da equipe App Inform Ecology

Confira o vídeo da equipe City Caruaru