Uergs em Erechim recebe Prêmio Educação RS

Comunidade da Uergs na entrega do Prêmio
Comunidade da Uergs presente na entrega do Prêmio.
Atualizada em 23/10/2024 às 11h08.

A Unidade da Uergs em Erechim está entre os vencedores do 27º Prêmio Educação RS, concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). A entrega da estatueta Pena Libertária ocorreu na sexta-feira (18/10), em uma cerimônia na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. A Unidade Universitária foi indicada ao Prêmio na categoria Instituição.

Entrega da estatueta.
Pró-reitor Gabriel Cunha recebeu a estatueta em nome da Uergs.

A estatueta foi recebida pelo pró-reitor de Administração da Uergs, Gabriel da Cunha, representando a Instituição. Em seu discurso, Gabriel mencionou as dificuldades enfrentadas pela Uergs, mas ressaltou que isso não tem impedido a Universidade de desenvolver suas atividades com excelência, e que o recebimento do Prêmio confirma isso.

“Gostaria de parabenizar todo o quadro de trabalhadores e estudantes da Uergs, especialmente os da Unidade da Universidade em Erechim, responsáveis pela conquista desse prêmio, a Pena Libertária, na categoria instituição. Esse prêmio é recebido com extrema alegria pela Universidade, onde fica destacada a importância e o papel da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como instituição relevante nas diferentes regiões em que atua, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão públicas, gratuitas e de qualidade no estado do Rio Grande do Sul”,

Professoras Ana Carolina e Saionara, da Uergs em Erechim
Professoras Ana Carolina e Saionara Salomoni, da Uergs em Erechim

O recebimento do Prêmio ocorre em meio às comemorações pelo aniversário de 23 anos da Uergs e de 21 da Unidade Universitária em Erechim, ambos completados neste mês. Para Ana Carolina, professora da Uergs em Erechim, a comemoração do aniversário da Unidade é um marco de resistência e resiliência das unidades da Universidade no interior do Rio Grande do Sul. “O Prêmio do Sinpro, mais do que uma alegria, representou a integração com a comunidade educacional do estado, que percebeu a Uergs como um elo importante entre a educação e as pessoas; e como suporte ao desenvolvimento dos 17 ODS [Objetivos do Desenvolvimento Sustentável] da ONU”, afirma a docente.

Prestigiaram a entrega docentes da Uergs em Erechim, integrantes da Associação dos Servidores Técnicos e de Apoio Administrativo da Uergs (Assuergs), funcionários(as) e estudantes da Universidade. “O evento foi caloroso, bonito e também político, pois foi demonstrado que o magistério superior entende as necessidades de logística e de estrutura da Uergs, para que ela possa desenvolver ainda mais o seu trabalho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Vida longa para todas as Unidades Universitárias da Uergs! Só temos a agradecer ao Sinpro RS por esse momento tão especial”, celebra Ana Carolina.

A Uergs em Erechim

Em funcionamento desde 2003, a Uergs em Erechim oferta atualmente os cursos de graduação em Administração e em Gestão Ambiental. Também estão em andamento os cursos de especialização em Conservação Ambiental e Turismo Rural e de especialização em Gestão Ambiental na Indústria. Além disso, a Unidade desenvolve diversas ações de Extensão Universitária, que promovem a integração e a troca de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade onde está inserida.

A Premiação

O Prêmio Educação RS foi criado pelo Sinpro RS em 1998. O objetivo é estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania.

A premiação abrange as redes pública e privada de ensino e se divide em três categorias: projeto, instituição e profissional. As indicações são feitas de forma espontânea pela sociedade gaúcha na página da premiação. Em seguida, é realizada a votação por docentes associados(as) ao Sindicato, Comissão Julgadora e Coletivo de diretores(as) do Sinpro.