Uergs é homenageada na Assembleia Legislativa pelos seus 23 anos

Uergs completou 23 anos no dia 8 de outubro.
Uergs completou 23 anos no dia 8 de outubro. - Foto: Raul Pereira / ALRS

A Uergs foi homenageada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (AL), na tarde desta quarta-feira (16/10), num ato proposto pela deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Tecnologia. A cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos com a participação de pessoas da comunidade universitária, ex-reitores, representantes do Governo, lideranças políticas e universitárias.

Confira ao final da matéria o vídeo com a transmissão do evento.

A Uergs foi homenageada pelos seus 23 anos de atuação em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul, completados no dia 8 de outubro. O ato é uma das atividades alusivas ao mês da Educação na AL. Na abertura do evento, Cavedon afirmou que a Uergs é “uma grande conquista dos gaúchos e um patrimônio do Rio Grande do Sul” e citou os esforços da Universidade junto à Assembleia para aumentar o orçamento da instituição.

O primeiro reitor da Universidade, José Clóvis de Azevedo, ressaltou que a Uergs nasceu com uma proposta inovadora e conceitos que eram novidades para a época, como o caráter multicampi e a administração horizontal, as cotas sociais e a utilização de softwares livres, com a disponibilização de computadores em ilha nas salas de aula.

A deputada Luciana Genro lembrou da luta da juventude gaúcha pela criação de uma universidade estadual. Essa construção coletiva foi destaque na fala do ex-governador Olívio Dutra, líder do executivo na época em que a Universidade foi criada. Dutra afirmou que a Uergs é “resultado de um potente debate social que iniciou antes de nosso governo e se consolidou como uma política pública de estado, que atravessa diversas gestões”.

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, agradeceu a homenagem e apresentou o cenário atual da Universidade e seus projetos estratégicos para potencializar sua contribuição para o desenvolvimento do estado. Beroldt também ressaltou a importância dos investimentos para que possa cumprir com sua missão.

“Não há desenvolvimento sem educação. Não há educação de qualidade sem comprometimento. Os desafios são grandes, mas maior ainda é o compromisso da Uergs em contribuir para um desenvolvimento sustentável do povo gaúcho. Nosso principal capital não são os prédios, não são as salas de aula, não são os laboratórios. Nosso principal capital é o conhecimento, é a inteligência. Contudo, esta inteligência não consegue alcançar o seu potencial sem investimentos em estruturas, equipamentos e acervos”, pontuou o reitor.

Apresentação da equipe de Gestão

Na abertura da cerimônia, foi apresentada a equipe da gestão da Universidade, nomeada em julho deste ano. Integram a gestão liderada por Leonardo e Rochele Santaiana, vice-reitora e superintendente de Planejamento, os(as) seguintes pró-reitores(as):

Betina Bitencourt - Pró-reitora de Extensão

Gabriel da Cunha  - Pró-reitor de Administração