Suplan apresenta dados do Monitoramento do PDI 2022-2032 e Plano de Ação

Imagem de fundo claro. Ao centro, 3 documentos empilhados com o logo do PDI na capa. Na lateral direita, uma barra colorida nas cores azul escuro e claro, verde escuro e claro, amarelo, laranja e vermelho.
O PDI é organizado em torno de objetivos estratégicos, táticos e operacionais.

O Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Superintendência de Planejamento (Suplan) da Uergs apresentou à Gestão da Universidade, recentemente empossada, os dados do Ciclo do Monitoramento de 2023 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2032. Concomitantemente, a partir desses dados, está sendo elaborado um Plano de Ação corretivo e preventivo.

O PDI 2022-2032 da Uergs está organizado em torno de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, que se desdobram em indicadores com suas respectivas metas. Os objetivos estratégicos têm uma previsão de alcance a longo prazo e expressam as estratégias da Uergs para cumprir com a Missão da Universidade, tendo como base os valores da instituição.

Para que os objetivos estratégicos sejam alcançados, foram definidos 22 objetivos táticos, que são de responsabilidade de áreas específicas. O nível mais detalhado e prático do Planejamento está expressado em 106 objetivos operacionais definidos pelas pessoas que gerenciam os objetivos táticos. Os objetivos operacionais se referem a atividades diárias e de curto prazo.

Monitoramento e ações corretivas

De acordo com a chefe do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Suplan, Cristina Ostermann, o monitoramento contínuo das metas do PDI é importante para sanar possíveis falhas na implementação da estratégia definida pela Universidade e reduzir riscos. Com essa intenção, a Suplan organizou uma Plano de Ação corretivo e com ações preventivas, com base nos dados dos monitoramentos de cada ciclo, e que iniciará com os dados de 2023. Esse Plano será desenvolvido em conjunto com os(as) gestores(as) dos objetivos do PDI 2022-2032.

Nesse sentido, a equipe responsável pelo Monitoramento se reuniu com a Gestão da Uergs para apresentar um Panorama do PDI vigente e os dados do Monitoramento. Também foi discutida a proposta do Plano de Ação corretivo e preventivo, que deve ser finalizado até setembro deste ano.

O trabalho inclui a elaboração de um Plano de Comunicação do PDI 2022-2032, em conjunto com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade, a fim de comunicar os resultados do Monitoramento de 2023 e o trabalho de desdobramento do PDI nos Campi regionais. Os resultados do Monitoramento e a proposta de Plano de Ação também serão encaminhados ao Consun. Por fim, o Plano prevê a realização de estudos que já estão sendo feitos para a implementação de ferramentas que facilitem o acompanhamento e o monitoramento do PDI 2022-2032.