Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Resumos para o 3º Siepes devem ser enviados até 25 de agosto

Publicação:

Imagem aérea do Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula. Sobre ela, o nome do evento em verde.
O Siepes é promovido pela Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies).

Está aberto, até o dia 25 de agosto, o prazo de submissão de resumos para apresentação no 3ª Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes). Este ano, os debates serão em torno do tema “Educação para a Sustentabilidade rumo à 2030: a urgência da atuação das IES para o alcance das ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável)”. O 3º Siepes será realizado na Uergs Hortênsias, em São Francisco de Paula, de 12 a 14 de setembro. 

De acordo com as regras de submissão de trabalhos ao 3º Siepes, os resumos para apresentação no evento devem demonstrar a sua relevância na busca pelos ODS e se enquadrar na dimensão ambiental, econômica, institucional ou social. Depois que o resumo for aceito, o(a) autor(a) deve enviar o pôster em formato digital para ser exposto durante o evento. A presença dos(as) autores(as) no Seminário não é obrigatória e todos os resumos aprovados serão publicados nos anais do 3º Siepe. 

Saiba mais sobre o evento

O 3º Siepes é promovido pela Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies). O evento reúne pesquisadores(as) e estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que discutem estratégias para a sustentabilidade com base na Ciência, a partir de um tema específico. 

A 3ª edição ocorre em meio à crise ambiental vivenciada no Rio Grande do Sul. De acordo com a organização do evento, a partir do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e da sustentabilidade, as IES se colocam à disposição da sociedade e da governança, por meio do seu capital intelectual, para enfrentar as adaptações necessárias às mudanças climáticas.

Nesse sentido, o principal objetivo desta edição é posicionar a Ciência Aberta como uma possibilidade para o enfrentamento das questões ambientais. Para isso, as IES discutirão coletivamente políticas, estratégias e ações voltadas à efetivação da Agenda 2030 no campo da Educação, a fim de cumprir com as metas dos ODS.

Programação

A programação conta com conferências, painéis, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos, além de atividades culturais. A agenda detalhada, a relação de conferencistas convidados e as regras para a submissão de trabalhos estão no site do evento.

As inscrições estarão abertas até o dia 14 de setembro.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul