Projeto de Extensão promove colaboração intercultural entre indígenas e professores da Educação Básica, em Alegrete

IMG 20190927 WA0030
A ação está sob coordenação das professoras Fani Tesseler, da Uergs em Alegrete, e Maria Cristina Wernz, da Unipampa.

A Unidade da Uergs em Alegrete, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está promovendo a segunda edição do curso de extensão “Aprendizagens Interculturais: produção de sentidos na Educação Básica”. O objetivo é oferecer aos professores da Educação Básica do município de Alegrete uma oportunidade de conhecer a história, a cultura e as cosmologias indígenas, refletindo sobre diferentes propostas pedagógicas interculturais, à luz do que propõe a Lei n. 11.645/2008, na perspectiva da cultura indígena, considerando a contribuição desses povos para a formação das raízes culturais do Rio Grande do Sul.

“Os encontros buscam refletir sobre a ‘colaboração intercultural’, que aponta para a relação entre culturas mediante o diálogo e o reconhecimento mútuo de seus valores e modos de vida, no sentido de se alcançar a solidariedade criativa, sem necessariamente indicar a fusão das culturas”, destaca a professora Fani Tessler, uma das coordenadoras do Projeto de Extensão.

Estão ocorrendo encontros presenciais nas Universidades e nas aldeias, com a presença das tribos Kaigangs e Guaranis. Também ocorrem atividades a distância, com a utilização de ferramentas virtuais de aprendizagem.

A ação está sob coordenação das professoras Fani Tesseler, da Uergs em Alegrete, e Maria Cristina Wernz, da Unipampa, e as atividades vão até o mês de novembro.

Próximas atividades:

11 de outubro -  Lei 11.645/2008 -   Doutoranda Fátima Rosane Silveira, da UNISC.

18 de outubro - Palestra “Educação: corpo, vivência e espiritualidade “ - (retransmitida pelo Canal do Curso no Youtube ) – Professora Ana Luisa de Menezes, da UNISC.

27 de novembro - Visita à Aldeia Foxá.

30 de novembro - Oficina de Arte, Cultura e Gastronomia Indígena - Indígenas acadêmicos da Unipampa.

11 a 15 de novembro - Exposição de Fotografias: “Visita à Aldeia Foxá: 2018” na Uergs.