Em São Luiz Gonzaga, é lançado projeto de desenvolvimento regional idealizado pela Uergs e instituições parceiras

Pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular usando máscaras de proteção.
Projeto foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). - Foto: Larissa Dorneles/Prefeitura São Luiz Gonzaga

A Uergs em São Luiz Gonzaga é uma das instituições idealizadoras de um projeto de estruturação de um Centro Regional de Referência Tecnológica e Produtiva para as culturas da erva-mate e de oliveiras, e de estímulo ao desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais com foco na capacitação de agricultores familiares e no desenvolvimento de pesquisas e difusão de tecnologias para o resgate e inserção de novas atividades econômicas na região. O lançamento ocorreu no dia 29 de dezembro de 2020, em um evento na Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

A iniciativa foi aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e envolve, além da Unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga e da Prefeitura Municipal, a Emater/Ascar, o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos, a Associação dos Municípios das Missões, o Funmissões e a Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul.

Dentre os principais objetivos está a realização de atividades de Pesquisa e de Extensão com avaliação agronômica da Cultura de Oliveira, tornando a exploração de azeitonas e de azeite de oliva uma atividade economicamente viável no município de São Luiz Gonzaga e região; valorizar a cultura da erva mate, planta símbolo do Rio Grande do Sul, que tem no município de São Luiz Gonzaga uma das áreas de vocação para a cultura; estimular as agroindústrias e cadeias produtivas, bem como o fortalecimento da utilização dos sistemas agroflorestais, visando otimizar o uso da terra e o melhoramento e manejo do campo nativo, trazendo novas tecnologias aos pecuaristas familiares, com vistas ao melhor desempenho na produção e produtividade dos rebanhos.

De acordo com a professora da Uergs Rosicler Backes, uma das idealizadoras deste projeto, esse é um grande empreendimento em prol de toda a região. “Buscamos gerar uma ligação através das atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão entre a Universidade, as Instituições parceiras, agricultores e estudantes”, ressaltou a docente.

O coordenador do Curso de Agronomia da Uergs em São Luiz Gonzaga, Eugenio Portela, ressalta a importância dessas parcerias. “Realizar a transferência de tecnologias para produtores rurais e estimular e propor alternativas de desenvolvimento agropecuário sustentável está dentro da proposta que a Universidade tem para as regiões onde está inserida”, afirmou.