Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Vice-reitora participa de debate sobre a posição da Educação no iRS

Publicação:

Fórum é organizado em parceria pela PUCRS e Zero Hora.
Fórum é organizado em parceria pela PUCRS e Zero Hora. - Foto: Bruno Todeschini/PUCRS

Os resultados da sexta edição do Índice de Desenvolvimento Estadual – Rio Grande do Sul (iRS), fruto de uma parceria entre a PUCRS e a Zero Hora, foram debatidos em um fórum na tarde desta quarta-feira (21), na PUCRS. A vice-reitora da Uergs, Sandra Lemos, participou do painel que abordou a Educação no RS e os desafios contemporâneos, ao lado do ex-secretário estadual de Educação Ronald Krummenauer. A mediação foi da colunista da Zero Hora Rosane de Oliveira.

Durante o fórum, foram debatidas ações necessárias para o avanço da educação no estado, âmbito em que o Rio Grande do Sul se encontra mais distante do topo do Índice. Além da educação, o indicar avalia o desempenho das Federações de todo o país em questões de qualidade de vida, segurança e longevidade.

Em sua fala, Sandra lamentou o “apagão” na educação que o Estado vive, e a “perda de prestígio” da profissão de professor no país. “Sem políticas públicas de qualidade, não há possiblidade de melhora no quadro. Professores precisam ser consultados. Só acredito em uma sociedade em que todos sejam responsáveis pela educação”, afirmou a vice-reitora.

Divulgado no último dia 14, o levantamento mostrou que, pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul perdeu posição no ranking geral. Com a piora em variáveis de educação e segurança, o Estado foi ultrapassado por Minas Gerais e caiu do quinto para o sexto lugar da lista. Os dados que sustentam o estudo são referentes a 2017, os mais recentes à disposição em bases públicas.

Com informações da Zero Hora

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul