Uergs terá grupo de Acolhimento a Estudantes voltado à saúde mental por meio de parceria com a UFRGS
Os encontros do grupo ocorrerão todas as sextas-feiras de forma remota.
Publicação:
A Uergs estabeleceu uma parceria com o Programa de Extensão Medusa - Movimento Educação e Saúde Mental, vinculado à UFRGS, com o objetivo de promover a socialização e a saúde mental da comunidade universitária. Uma das ações decorrentes da iniciativa é a abertura de um Grupo de Acolhimento exclusivo para estudantes da Uergs. O primeiro encontro ocorrerá nesta sexta-feira (10/10), às 17h, de forma remota.
O Programa de Extensão Medusa atua na UFRGS desde 2020, na criação de espaços de escuta, acolhimento e diálogo sobre questões relacionadas à saúde mental e às vivências universitárias. A parceria com a Uergs é uma das ações no âmbito das Políticas de Ações Afirmativas da Universidade, que está em fase de elaboração. A iniciativa é da Coordenadoria de Qualificação Acadêmica (CQA) da Uergs, um setor vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e responsável pela elaboração da Política.
De acordo com a assistente social Sandra Bissoni, que atua na CQA, os grupos serão abertos e permitirão a participação de estudantes de todas as unidades universitárias, a qualquer momento ao longo do semestre letivo. “No grupo buscamos acolher, compartilhar e dialogar sobre vivências na Universidade, dificuldades e alegrias. Num espaço seguro e sigiloso, promoveremos socialização e intervenções que tenham como objetivo a produção de saúde mental”, afirma Sandra.
Os encontros ocorrerão todas as sextas-feiras, às 17h. Quem tiver interesse em participar deve preencher um Formulário de Inscrição disponível neste link.
Mais notícias
- A Universidade abriu 1250 vagas para cursos de graduação ofertados em diferentes regiões do estado.
- Nota da Uergs
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.
- Guia é organizado pelo jornal Estadão e pela Quero Educação.