Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uergs tem 20 cursos estrelados em Guia do Estadão

Publicação:

Guia estudante Uergs
Foram avaliados mais de 11 mil cursos superiores de todo o Brasil.

A Uergs tem 14 cursos de graduação figurando com quatro estrelas na avaliação realizada pelo Guia Quero/Estadão, antigo Guia do Estudante. Seis cursos conquistaram três estrelas.

Para a construção do rankin, cuja faixa máxima é cinco, foram ouvidos mais de seis mil professores universitários que foram convidados a dar sua opinião sobre a qualidade dos cursos superiores ofertados em todos os estados do Brasil, com base na qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura. Para que os cursos participem da avaliação, é necessário que os coordenadores preencham uma ficha com informações sobre as graduações.

Receberam quatro estrelas os cursos de Administração da Unidade em Porto Alegre; de Agronomia, das Unidades em Cachoeira do Sul e em Santana do Livramento; de Artes Visuais, da Unidade em Montenegro; de Ciência e Tecnologia de Alimentos, das Unidades em Caxias do Sul, em Encantado e em Cruz Alta; de Gestão Ambiental das Unidades em Erechim, em São Francisco de Paula, em Tapes e em Três Passos; de Música, da Unidade em Montenegro; e de Pedagogia, das Unidades em Alegrete e em Osório.

Confira o ranking completo.

Saiba como funciona a avaliação:

  • Mais de 6 mil coordenadores e professores de instituições de ensino superior de todo o país se cadastraram para atuar, voluntariamente, como avaliadores do Guia da Faculdade.
  • Para dar as notas, os avaliadores tiveram acesso a questionários com informações sobre cada curso. Coordenadores de todas as graduações avaliadas foram convidados para preencher esses questionários durante dois meses (maio e junho).
  • Ao analisar cada curso, os avaliadores foram convidados para dar três notas:

o   Para a qualidade do projeto pedagógico

o   Para a qualidade do corpo docente

o   Para a qualidade da infraestrutura

  • A nota final de cada avaliador para um curso foi extraída a partir da média simples das notas dadas para os três quesitos acima.
  • As opções de notas eram: 1 (ruim), 2 (regular), 3 (bom), 4 (muito bom), 5 (excelente) ou Prefiro Não Opinar.
  • Cada curso foi distribuído para seis avaliadores
  • Das notas que cada curso recebeu dos avaliadores, a maior e a menor foram descartadas. Das notas restantes, extraiu-se a média numérica final de cada curso
  • Para transformar a média numérica em estrelas foram adotadas faixas de conversão. As faixas utilizadas na avaliação deste ano foram:

o   entre 5 e 4,50 - 5 estrelas

o   menor que 4,50 a 3,50 - 4 estrelas

o   menor que 3,50 a 2,50 - 3 estrelas

o   menor que 2,50 - não-estrelado

  • Ao final da avaliação, os cursos foram classificados de acordo com os seguintes conceitos:

o   5 estrelas (excelente)

o   4 estrelas (muito bom)

o   3 estrelas (bom)

o   Não-estrelado

 

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul