Uergs reunirá estudantes e professores das Licenciaturas em Osório

Evento reunirá em Osório professores e estudantes das licenciaturas da Uergs.
Organizadores esperam receber mais de 230 pessoas.

Estudantes e professores dos cursos de Licenciatura da Uergs têm um encontro marcado para esta quinta e sexta-feira (18 e 19) em Osório, no Litoral Norte, onde acontecerá o 2º Fórum das Licenciaturas e o 7º Encontro Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs. Os temas discutidos este ano serão as políticas educacionais na formação de professores, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância da adesão da Universidade aos programas de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC.

O Painel de abertura do evento reunirá as coordenadoras de área do Pibid da Uergs para falarem sobre os saberes e as experiências no âmbito do Programa e da Formação Inicial. O diálogo contará com a presença da vice-reitora da Uergs, Sandra Lemos, que atuou como coordenadora institucional do Pibid da Universidade e do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid no Rio Grande do Sul (Forpbid).

As abordagens sobre o Plano Nacional de Educação, a BNCC e as possíveis interlocuções para as licenciaturas serão realizadas pelas professoras Danise Vivian, da Univates, e Rita Cristine Severo, da Uergs, com mediação da pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana.

O pedagogo formado pela Uergs e pós-doutor em Sociologia Gregório Grisa falará sobre a atual conjuntura das licenciaturas e da formação docente durante a mesa de encerramento, que será mediada pela professora da Uergs Rosmarie Reinehr.

A programação inclui debates, oficinas e apresentações de trabalhos e experiências discentes. As atividades ocorrerão na unidade da Uergs e na Câmara Municipal de Vereadores.

A Uergs oferta os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, na Unidade em Montenegro; em Ciências Agrárias, na Unidade em Vacaria; em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, na Unidade em Porto Alegre; e em Pedagogia, nas Unidades em Alegrete, Bagé, Cruz Alta, Osório, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga.

Programação.