Uergs reunirá a comunidade universitária de diferentes regiões do estado no 11º Siepex, em Porto Alegre
Evento integra Ensino, Pesquisa e Extensão e tem como tema a Sustentabilidade.
Publicação:
A comunidade universitária das diferentes unidades da Uergs estará reunida esta semana no 11º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) e na 5ª Jornada de Pós-Graduação da Universidade. Os eventos acontecem de 16 a 18 de outubro no Campus Central da Uergs, em Porto Alegre. A abertura oficial será realizada na quinta-feira (16/10) com palestra ministrada pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, que abordará o tema “25 anos da Uergs: inovação e parcerias para o futuro do RS".
O Siepex da Uergs ocorre desde 2011 num formato itinerante e já foi realizado em diferentes cidades gaúchas. A edição deste ano celebra a conquista do Campus Central da Universidade em Porto Alegre, uma estrutura com espaços para atender a comunidade de todas as regiões onde a Uergs tem unidades universitárias.
A abertura oficial do 11º Siepex ocorrerá num Espaço de Eventos recém reformado para ser entregue à comunidade nesta edição do Salão. Outro ambiente que será inaugurado durante o Siepex é o Espaço Maker. Nesse local, que pode ser acessado por toda a comunidade universitária, serão disponibilizadas bancadas e equipamentos para o desenvolvimento de projetos e protótipos de forma individual ou colaborativa.
Além das tradicionais apresentações de trabalhos, a programação do 11º Siepex conta com visitas guiadas pelos espaços da Biblioteca Central e dos laboratórios usados em pesquisas desenvolvidas na Capital e nas demais unidades universitárias. Um dos destaques desta edição é uma extensa Programação Cultural que acontece durante todo o período do evento.
A programação completa do 11º Siepex e da 5ª Jornada de Pós-Graduação estão disponíveis na página do evento Também é possível acessar a programação, o mapa com os locais das atividades e mais detalhes sobre os trabalhos apresentados e as pessoas que ministrarão as oficinas no web app do Siepex. A ferramenta foi desenvolvida por estudantes do curso de Engenharia de Computação da Uergs e permite o acesso ao aplicativo em formato mobile, adaptado para a tela do celular, por meio do endereço appsiepex.uergs.edu.br
Compromisso com a Sustentabilidade
Em sintonia com os compromissos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o 11º Siepex tem como tema “Universidade e Sustentabilidade: Educação para um planeta em transformação”. A proposta busca fortalecer a reflexão sobre o papel das instituições de ensino na construção de um futuro mais sustentável e incorporar ações práticas durante o evento.
Nesse sentido, na edição deste ano, os trabalhos serão apresentados em totens digitais para evitar o uso de banners impressos, e a confecção dos brindes e premiações priorizou o uso de materiais ecológicos. A programação do Salão conta ainda com um minicurso sobre a Agenda 2030, que abordará os desafios e as estratégias para alcançar os ODS a partir das universidades.
A abertura oficial contará com a participação da socióloga Fernanda Corezola, assessora especial da Presidência da Assembleia Legislativa no Fórum Democrático. Ela falará sobre “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade" e sobre o Pacto RS 25, um processo de construção coletiva de diretrizes para um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Sul.
Na Jornada de Pós-Graduação, os trabalhos serão agrupados e premiados com base na sua relação com a promoção de soluções inovadoras relacionadas aos 5 pilares dos ODS: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
Para tornar o Siepex cada vez mais responsável do ponto de vista ambiental, social e organizacional, foi montada uma Comissão de Sustentabilidade, que tratou da temática em todas as etapas de promoção do evento. Entre as ações dessa Comissão estão a mensuração da pegada de carbono associada aos deslocamentos dos(as) participantes do evento, a quantificação dos resíduos gerados e o incentivo ao uso de produtos e fornecedores de menor impacto ambiental.
A comissão também desenvolverá atividades de sensibilização e instrumentos de avaliação para identificar o perfil de sustentabilidade desta edição. Ao final, será elaborado um relatório com os resultados e recomendações para aprimorar as próximas edições. Essas iniciativas buscam reforçar o compromisso institucional da Uergs com a promoção de eventos alinhados aos princípios da sustentabilidade e estimular a comunidade acadêmica a adotar práticas mais conscientes.
Por: Daiane de Carvalho Madruga - Ascom/Uergs.
Mais notícias
- A Universidade abriu 1250 vagas para cursos de graduação ofertados em diferentes regiões do estado.
- Nota da Uergs
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.
- Guia é organizado pelo jornal Estadão e pela Quero Educação.