Uergs reúne estudantes e docentes das Licenciaturas em Osório

Evento ocorre até esta sexta, em três locais.

O 2º Fórum das Licenciaturas e o 7º Encontro Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs foram abertos oficialmente na noite desta quinta-feira (18), em Osório. O evento, que ocorre até esta sexta-feira (19), reúne cerca de 260 pessoas entre estudantes e professores dos cursos de licenciatura da Uergs. A cerimônia de abertura oficial contou com a presença do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e de autoridades da Universidade e da área da Educação.

Os temas discutidos este ano são o currículo, a formação docente e suas relações com as políticas da área da Educação, especialmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além dos cursos de licenciatura, a Uergs oferta especializações e dois mestrados na área da Educação. Este ano, a Universidade iniciou uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e passou a ofertar aos professores das redes pública e privada de todo o estado um curso de formação continuada sobre a BNCC e o Referencial Gaúcho Curricular.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana, essas iniciativas demonstram o quanto a Uergs está comprometida com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que tratam do fomento à qualidade da Educação Básica, por meio da formação de futuros docentes e da oferta de formação específica de nível superior a profissionais que já estão atuando na área.

O reitor Leonardo Beroldt ressaltou a importância das parcerias institucionais, especialmente a firmada com a Seduc, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e do Pibid, que oportuniza que estudantes dos cursos de licenciatura da Uergs realizem atividades semanais nas escolas da rede pública, acompanhando o cotidiano da escola, sob a supervisão de um docente. Atualmente, são 168 estudantes de licenciatura da Uergs atuando como bolsistas do Pibid em escolas de diversos municípios gaúchos.

Beroldt também falou sobre o compromisso da Uergs com a formação de docentes e com a formação continuada dos profissionais da Educação. “A Uergs é uma instituição que tem tido tradição e compromisso social na formação docente, seja através de suas licenciaturas, seja através de programa continuado de docentes”, afirmou.

Após a cerimônia de abertura oficial, as professoras Danise Vivian (Univates) e Rita Cristine Severo (Uergs) falaram sobre as metas do PNE, a BNCC e as possíveis interlocuções para as licenciaturas. O debate foi mediado pela pró-reitora de Ensino da Uergs.

Participaram do ato o vice-prefeito de Osório, Educardo Renda, a secretária municipal de Educação, Lourdes Gularte e o coordenador pedagógico da Seduc, José Adilson Antunes.

Programação

A programação do evento iniciou com um painel em que as coordenadoras de área do Pibid falaram sobre os saberes e as experiências no âmbito do Programa e da Formação Inicial. O diálogo contou com a presença da vice-reitora da Uergs, Sandra Lemos, que atuou como coordenadora institucional do Pibid da Universidade e do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid no Rio Grande do Sul (Forpbid).

O pedagogo formado pela Uergs e pós-doutor em Sociologia Gregório Grisa falará sobre a atual conjuntura das licenciaturas e da formação docente durante a mesa de encerramento, que será mediada pela professora da Uergs Rosmarie Reinehr.

A programação inclui debates, oficinas e apresentações de trabalhos e experiências discentes. As atividades ocorrem na unidade da Uergs, na Câmara Municipal de Vereadores e no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório.