Uergs recebe Selo ODS Educação

Certificação é concedida a instituições com iniciativas para atingir as metas da Agenda 2030.

selo ods
Cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, em fevereiro de 2023.

A Uergs está entre as 17 instituições brasileiras de ensino que receberão o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Educação, uma certificação que reconhece o desenvolvimento de  iniciativas para o alcance das metas da Agenda 2030. Após a entrega da premiação, que ocorrerá em Brasília em fevereiro de 2023, a Uergs poderá utilizar o selo como forma de sinalizar seu trabalho em prol da sustentabilidade.

A participação da Uergs na certificação foi uma iniciativa da professora Ana Carolina Tramontina, coordenadora do mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, ministrado na Uergs em São Francisco de Paula. Com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, foram cadastrados três projetos em consonância com os ODS e desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS), sendo um de Ensino, um de Pesquisa e um de Extensão. De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Universidade, Bárbara Clasen, a partir de 2023, outros projetos vinculados aos ODS e desenvolvidos na Uergs poderão ser cadastrados.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. A Agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Já o Selo ODS Educação é um projeto do Programa Especial UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo, vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UNB), em parceria com o Instituto Selo Social, o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030, a  Roda das Minas e a equipe do FIB2030 - Felicidade Interna Bruta e Agenda 2030.

Ao todo, foram contabilizados 241  impactos sociais relacionados ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oriundos de 126 projetos inscritos. A Uergs foi uma das 11 instituições do setor público certificadas, além de seis instituições do setor privado e da sociedade civil.

Juntamente com institutos e universidades federais, a Uergs também integra a Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies), uma parceria entre diferentes instituições que busca monitorar os ODS nos municípios e no estado. “A conquista deste Selo mostra o trabalho da Uergs na busca do desenvolvimento sustentável. A partir de agora, este Selo poderá ser colocado em nossas ações de estão-ensino-pesquisa-extensão que estejam vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” celebra Bárbara.