Uergs realiza série de lives sobre profissões

O público-alvo são estudantes do Ensino Médio que estão em fase de escolha da profissão. - Foto: Pixabay

Atualizada às 17h10

A pró-Reitoria de Extensão da Uergs está promovendo uma série de lives sobre profissões de diversas áreas. Para cada live, são convidados professores e profissionais de áreas afins para uma conversa sobre a graduação e sobre o mercado de trabalho. As conversas são transmitidas ao vivo pelo youtube, mas também podem ser acessadas posteriormente. Desde que o projeto teve início, já ocorreram lives sobre Biologia e sobre profissões da área das Exatas, e a programação segue até dezembro deste ano. A próxima live abordará a Geologia e a Paleontologia, e está marcada para o dia 14 de agosto, às 19h. Os vídeos podem ser acessados por meio deste link.

O projeto surgiu depois que a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa, recebeu um e-mail de uma estudante do Ensino Médio com perguntas sobre a graduação e a carreira na Biologia. Para responder essas perguntas, Erli convidou para uma live os colegas Juçara Bordin, da Uergs; Edvando Abreu, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; e Patrick de Oliveira, da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, um dos coordenadores da iniciativa.

Em seguida, ocorreu a live sobre a formação universitária e o mercado de trabalho na área das Exatas, que teve como convidados os professores Débora Matos e Elizandro Borba, ambos da Uergs. Essa live foi mediada pela professora Eléia Righi, também da Uergs, e pelo professor Patrick.

O projeto conta com a colaboração dos professores Eléia e Patrick como coordenadores e mediadores das lives, e passará a integrar o Projeto Educar para Inovar, coordenado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia com a participação da Uergs.

De acordo com Eléia, durante as lives as pessoas que estiverem assistindo podem sugerir novos temas, além de fazer perguntas para os convidados. As próximas lives tratarão dos seguintes temas: Paleontologia; área de Alimentos; Astronomia; Química e Física; Medicina e Enfermagem.

A intenção é realizar as lives com periodicidade semanal ou quinzenal, de acordo com a disponibilidade dos convidados, preferencialmente às 19h. A programação será divulgada previamente na agenda de eventos do site da Universidade.