Uergs protocola o novo recredenciamento no Conselho Estadual de Educação do RS

O ato administrativo consiste na ratificação ou alteração da habilitação da Universidade para que continue em atividade

Reunião ordinária da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior para protocolar o novo recredenciamento da Uergs ocorreu na terça-feira (7).

No início do mês de junho, ocorreu, em formato virtual, a reunião ordinária da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior para protocolar a renovação de credenciamento da Uergs, que consiste em ato administrativo pelo qual essa Instituição de Ensino Superior (IES) poderá ratificar a sua habilitação como Universidade, o que a manterá apta para ofertar seus cursos  de graduação e pós-graduação, que também passam pela avaliação do Conselho.

O credenciamento atual da Universidade é válido até outubro deste ano, enquanto isso, o Conselho Estadual de Educação (CEEd) realizará as avaliações necessárias para emitir deliberação sobre o seu recredenciamento. A reunião para solicitação de recredenciamento foi presidida pelo conselheiro Ruben Werner Goldmeyer e contou com a participação do reitor da Uergs, Leonardo Beroldt; a Vice-Reitora, Sandra Monteiro Lemos; a Pró-Reitora, Rochele da Silva Santaiana e a Coordenadora de Avaliação Institucional, Profª Jaqueline Lidorio de Mattia, além da conselheira do CEEd e coordenadora de Qualificação Acadêmica na Uergs, Percila Silveira de Almeida.

Uma IES precisa estar devidamente credenciada ou recredenciada na modalidade dos cursos que oferta, de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação da educação superior, conforme a Resolução Ceed 356/2021 que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores.

O Parecer Ceed nº 480/2002 foi o primeiro a autorizar o funcionamento dos cursos da Uergs. Naquele momento, a Universidade se materializava com a oferta dos seus primeiros 9 cursos, disponibilizados em 14 municípios.

Passados dez anos, a Resolução 323/2012 previu outros procedimentos não só para credenciamento e reconhecimento dos cursos da Uergs, mas também para recredenciamento, avaliação institucional e de desempenho dos estudantes, normas gerais sobre tipologia de cursos, etc.

“O momento é carregado de significado, pois acontece no ano em que a Universidade completa seus 21 anos de existência, com a potência de uma instituição que vem ao longo de duas décadas atuando na formação humana, ética e profissional, gerando e difundindo conhecimentos, tecnologias, cultura e inovação, com ações indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo de forma inequívoca para com o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão social”, conclui a Vice-Reitora, Sandra Monteiro Lemos.

Por: Karoline Costa

Edição: Karine Martins