Uergs promove ciclo de palestras para debater a docência na Educação Básica

Conversas partem dos saberes da docência e das pesquisas sobre  experiências e práticas escolares.
Conversas partem dos saberes da docência e das pesquisas sobre experiências e práticas escolares.

Em parceria com a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), a Uergs promove o ciclo de palestras “Para pensar a Docência na Educação Básica”, que pretende aproximar a Universidade das pessoas que atuam como docentes da Educação Básica. O evento se constitui em uma série de lives, com a participação de profissionais renomados no campo da Educação. As transmissões são feitas pelo YouTube, abertas a todas as pessoas interessadas no tema.

Cada encontro é guiado pela reflexão sobre a Educação Básica, partindo dos saberes da docência e das pesquisas sobre  experiências e práticas escolares. O evento é organizado pelas professoras Viviane Castro Camozzato, da Uergs, Patrícia Ignácio e Suzane Gonçalves, ambas da Furg.

De acordo com as organizadoras, promover o compartilhamento de conhecimentos construídos na Universidade através de atividades virtuais permite a construção de diálogos em que a prática docente esteja no centro da discussão, uma demanda já apresentada por estudantes dos cursos de Pedagogia da Uergs.

Os encontros estão sendo realizados ao longo dos meses de novembro e dezembro, com cada palestra tendo a duração média de 1h30min. Durante as transmissões, são disponibilizados links para que os participantes preencham o formulário que gera um certificado de participação nas atividades.

Programação:

Data: 24/11, às 14h

Tema:  Elementos do processo de alfabetização: aspectos conceituais e práticos

Convidada: Drª Eliana Borges Correia de Albuquerque (UFPel)

Data: 02/12, às 14h

Tema: Docência na Educação Infantil: conquistas, tensões e desafios contemporâneos

Convidado: Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho - UFRGS

Data: 09/12, às 14h

Tema: Educação Inclusiva na França: condições de trabalho dos Assistentes de Educação Serviço Handicap (AESH)

Convidado: Dr. Edison Ferreira de Macedo - Ministério da Educação Nacional e da Juventude, França

Data: 15/12, às 14h

Tema: Crítica à melancolia pedagógica da docência no Ensino Médio