Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs na Consulta Popular 2018

Publicação:

imagem consulta popular
A votação das prioridades vai até dia 28 de junho. - Foto: Divulgação/Consulta Popular

Atualizada em 28/06/2018, às 11h20.

Até dia 28 de junho, está aberto o período para votação na Consulta Popular 2018, referente ao Orçamento de 2019. A Uergs participa mais uma vez, com a apresentação de projetos na cédula de votação de diversas regiões. Por meio do processo participativo de elaboração do Orçamento Estadual, o Governo do Estado destina recursos para áreas definidas como prioritárias em cada região, a partir de um amplo debate desenvolvido em assembleias municipais e regionais.

O cidadão poderá votar na prioridade da sua região de três formas: pelo site http://www.participa.rs.gov.br; presencialmente nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) por um aplicativo disponibilizado aos representantes; ou por SMS, para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10).

 

Confira abaixo as demandas da Uergs na Consulta:

Consulta Popular

Desde 1998, o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular. Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.

Com informações do Governo do Estado do RS.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul