Uergs integra pesquisa sobre a incidência de Covid-19 na região da fronteira de Santana do Livramento com Rivera

Tubo de coleta de sangue com adesivo escrito "Covid-19".
Estudo terá início em fevereiro deste ano.

A Uergs é uma das instituições que está desenvolvendo a primeira pesquisa sobre Covid-19 em zona de fronteira do Brasil com o Uruguai. São cerca de oito órgãos dos dois países envolvidos na investigação sobre a proporção da população da região de Santana do Livramento e Rivera que já foram infectadas com o vírus. O estudo terá início em fevereiro deste ano, com a campanha para convidar pessoas voluntárias a participarem do teste sorológico.

Além da Unidade da Uergs em Santana do Livramento, integram o grupo pesquisadores do Ministério da Saúde Pública do Uruguai, da Universidad de la República (Udelar), do Institut Pasteur de Montevideo, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), da Universidade Tecnológica del Uruguay (UTEC), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e investigadores independentes.

Participarão voluntariamente da pesquisa pessoas maiores de 18 anos. Após a realização dos testes sorológicos, os profissionais envolvidos com a pesquisa conduzirão os trabalhos em seu território para, posteriormente, analisar em conjunto os dados obtidos.

A intenção é conhecer o número e a situação das pessoas infectadas pela Covid-19 na região, além das características dos sintomas da doença e a quantidade de pessoas assintomáticas, entre outros aspectos.