Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs implanta sistema de Priorização de Matrículas a partir do primeiro semestre de 2021

Publicação:

Infográfico em tons de verde sobre as etapas do novo processo para rematrículas.
Prazo para solicitação de Rematrícula estará aberto de 23 de fevereiro a 3 de março.

O processo de rematrícula nos cursos de graduação da Uergs será diferente a partir deste ano, com a implementação da chamada “Priorização de Matrícula”. A intenção é proporcionar que estudantes já matriculados no curso e unidade onde o componente curricular está sendo ofertado tenham prioridade para realizar a rematrícula, já que há a possibilidade de estudantes cursarem componentes em unidades diferentes da que frequentam o curso, que se potencializou com a oferta do ensino remoto.

Essas mudanças também minimizarão a quantidade de protocolos abertos durante o período de rematrícula, além de ampliar a oferta de componentes curriculares.

Nas rematrículas anteriores, o único critério era a ordem de solicitação. Assim, as vagas eram preenchidas por ordem de inscrição. “O novo processo prima por evitar essas distorções que têm causado descontentamento e ineficácia no processo de rematrícula”, afirma Juliano Stradioto, da Coordenadoria de Ingresso, Controle e Registro Acadêmico (Decor), vinculada a Pró-Reitoria de Ensino da Uergs.

Todos os novos critérios para a confirmação da rematrícula no componente curricular solicitado estão expressos no Artigo 6º da Resolução Conepe nº 21/2020

“É importante prestar atenção aos critérios de priorização que o novo processo de rematrícula utilizará, para assim, proceder em suas escolhas de componentes curriculares com entendimento das novas regras do processo de rematrícula que a Uergs está implantando”, alerta Juliano. 

Além disso, é importante dar atenção aos prazos, especialmente aos dos períodos de Pré-matrícula (de 23 de fevereiro a 3 de março) e de Ajuste de Matrícula (de 6 a 10 de março). 

No Ajuste de Matrícula será possível acrescentar componentes curriculares na rematrícula e não será permitido desmarcar os componentes conquistados após o processamento das solicitações realizadas durante a pré-matrícula. 

O prazo para o cancelamento de componentes curriculares estará aberto de 15 de março a 15 de abril e o procedimento deverá ser feito no Portal do Aluno, somente por estudantes. 

Infográfico com os critérios de priorização das matrículas em um caminho de perguntas e respostas "sim" ou "não", que levam aos critérios para cada caso.
Infográfico Priorização de Matrícula - Foto: Ascom/Uergs

Mais informações sobre a Priorização de Matrícula e o calendário Acadêmico estão disponíveis nas Resoluções do Conepe nº 21/2020 e 22/2020, respectivamente. 

Conheça os prazos: 

18/02 a 02/03 – solicitação de destrancamento de matrícula;

18/02 até 12/03 – solicitação de trancamento total de matrícula;

22/02 até 03/03 - solicitação de quebra de pré-requisito;

23/02 até 03/03 – solicitação de pré-matrícula nos componentes curriculares do seu curso ou equivalentes para os quais já tem os pré-requisitos;

05/03 – divulgação da confirmação de matrícula nos componentes curriculares solicitados conforme critérios de priorização;

06/03 até 10/03 – solicitação de ajustes de matrículas nos componentes curriculares com vagas disponíveis e solicitação de matrícula em outro curso ou Unidade;

12/03 – divulgação da confirmação de matrícula nos componentes curriculares com vaga remanescente, conforme critérios de classificação e vagas disponíveis;

15/03 até 15/04 – solicitação de cancelamento de componente curricular;

00:00:00/00:00:00

Tutorial Rematrículas 2021/1

Tutorial para auxiliar no processo de rematrícula dos estudantes da Uergs, contemplando os novos critérios de priorização. Crédito: Produção: Decor e Ascom/Uergs

 

 

Arquivos anexos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul