Uergs e outras instituições promovem 5ª edição do Encontro Quilombola do Pampa em Santana do Livramento

IMG 20191206 WA0015
O evento teve como objetivo promover o fortalecimento da autovalorização das Comunidades Quilombolas do Bioma Pampa.

Durante os dias 29 e 30 de novembro, aconteceu a 5º edição do Encontro Quilombola do Pampa em Santana do Livramento. Fruto de uma parceria entre a Uergs, a Emater/RS, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL- Campus Santana do Livramento) e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, o evento teve como objetivo promover o fortalecimento da autovalorização das Comunidades Quilombolas do Bioma Pampa.

O Encontro, que aconteceu na Comunidade Quilombola Ibicuí da Armada, contou com a presença de representações de 42 comunidades quilombolas do Pampa, abrangendo um total de 28 municípios. Ao longo dos dois dias, ocorreram mesas de debate sobre temas como políticas públicas para comunidades quilombolas, juventude rural e ancestralidade. Os participantes ainda realizaram atividades de troca de sementes crioulas.

De acordo com o coordenador do evento, professor Márcio Zamboni, “o evento deixou uma mensagem de alerta sobre a perda de direitos dessas comunidades, mas, ao mesmo tempo, apontou demandas e caminhos no fortalecimento de seus direitos.”