Uergs e Emater/RS-Ascar celebram parceria para implantação de Laboratório de Classificação de Produtos Vegetais

O Laboratório será instalado no Prédio 5 do Campus Central da Uergs, em Porto Alegre.

Foto colorida. Quatro homens sentados em torno de uma mesa. Um deles, o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, assina o Acordo de Parceria com a Emater/RS-Ascar, cujo presidente, Edmilson Pelizare, está ao lado direito.
Na manhã de hoje, 15/06, o reitor da Uergs e o presidente da Emater/RS-Ascar assinaram o Acordo de Parceria durante cerimônia com a presença de autoridades.

Na manhã desta quarta-feira (15/06), foi celebrado o acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), para a implantação do Laboratório de Classificação de Produtos Vegetais no Campus Central da Uergs, bem como para a difusão de conhecimentos técnico-científico pelas instituições. O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, e o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, assinaram o documento e receberam as autoridades presencialmente, dentre elas, o diretor administrativo da Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia, Henrique Abraão. O público em geral pode conferir a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Uergs, onde estará disponível a qualquer tempo.

De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a expectativa é que o Laboratório seja efetivado nas dependências da Uergs, tão logo sejam adequadas as salas determinadas para este fim. "A intenção é que os trabalhos possam ser iniciados ainda neste ano, porque a função primordial de um laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal é analisar produtos e relacionar os resultados com o padrão determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de portarias ou instruções normativas para dar segurança na compra e venda de produtos, além de garantir a qualidade dos produtos para consumo".

O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, acredita que essa parceria tem potencial para criar uma agenda positiva para ambas instituições e o Governo do Estado em geral, tendo em vista a concretização do Projeto Uergs 20+, que busca promover, de forma sustentável, o desenvolvimento científico e tecnológico do RS, em sintonia com a sua Política de Inovação, Ciência e Tecnologia. "Criar espaço para o Laboratório de Classificação de Produtos Vegetais da Emater no ambiente da Universidade é assumir esse comprometimento, uma vez que possibilitará aos cursos de áreas afins a geração e difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuírem para o crescimento econômico e o desenvolvimento rural e regional sustentável, promovendo maior qualidade nos serviços ofertados pelo Laboratório à sociedade".

Rugeri afirma que o laboratório realiza análises físicas e físico-químicas que fazem parte do escopo de produtos padronizados pelo Mapa, ao qual a Emater/RS-Ascar é credenciada para essa finalidade. "Além disso, também se realizam outras análises que atendem as necessidades dos clientes para garantir a segurança alimentar dos produtos colocados na mesa dos consumidores".

O laboratório segue todos os preceitos da ISO 9001 e ISO 17027 com credenciamento junto ao Mapa. Para o setor acadêmico, tem-se instrumentos para, além de passar conhecimentos técnicos aos estudantes, proporcionar aprendizados na área de controle e organização de um setor a nível internacional. "Como o laboratório trabalha na área de produtos de origem vegetal, garante ao consumidor segurança nos produtos que são oferecidos nas gôndolas de supermercado e como matéria-prima em diversos alimentos. A sociedade como um todo é beneficiada, pois oferecendo documentos de monitoramento da qualidade do produto, tanto as empresas como os agricultores têm certeza dessa qualidade dos produtos comprados ou vendidos", explica Rugeri.

O Laboratório de Classificação Vegetal da Emater/RS-Ascar está em funcionamento há mais de 30 anos em um prédio cedido pela União. A partir da sua instalação na estrutura do novo Campus Central da Uergs, será possível fornecer, em conjunto com professores e alunos, pesquisa em produtos de origem vegetal que venham a melhorar a qualidade deles, através da identificação de potencias mudanças a serem sugeridas. "O conjunto de conhecimentos científicos alinhado a nossa experiência de campo certamente trará bons frutos para a qualidade da produção vegetal", avalia Rugeri.

"A interação entre Emater e Uergs é um potencial produtor de dados e disseminador de conhecimento e sugestões que possam melhorar o desenvolvimento da agricultura e beneficiamento de produtos que chegam à mesa do povo em geral", finaliza o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari.

Foto colorida. Nove pessoas posam em pé, ao centro, reitor da Uergs e presidente da Emater/RS seguram o acordo de parceria assinado.
Autoridades celebram a assinatura de Acordo de Parceria entre Uergs e Emater RS Ascar

Texto pela Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider