Revista Eletrônica Científica publica número especial sobre Ciências Humanas e Sociais

edicao especial revista
Publicação traz artigos inéditos produzidos em diversas regiões do país.

A Revista Eletrônica Científica da Uergs publicou uma edição especial neste mês de agosto, apresentando produções científicas de diferentes regiões do país com o tema “Ciências Humanas e Sociais”.

Os artigos inéditos foram escritos por pesquisadores de diversas instituições brasileiras que abordam a prática da Psicologia e da Saúde Coletiva. Com caráter interdisciplinar, esta edição especial foi planejada em 2018, ano em que a Constituição Federal brasileira completava três décadas de existência.

De acordo com os editores, as pesquisas e discussões propostas nessa edição apresentam reflexões e tendências, ao mesmo tempo em que se orientam por características de uma ciência voltada para a nação brasileira e os princípios que a sustentam. Os textos refletem sobre os direitos civis, políticos e sociais, a democracia, a equidade, a igualdade, a universalidade, a participação popular, a liberdade de expressão, e afirmam a importância de uma ciência que produz conhecimento considerando o Estado Democrático de Direito. “Nessa abordagem, os artigos enfatizam um saber voltado à gestão coletiva e à produção de saúde da população”, afirma o psicólogo Daniel Ecker, editor executivo da Revista.

A professora Vania Mello, do curso de Administração em Sistemas e Serviços de Saúde da Uergs e uma das responsáveis pelo número especial, explica que a proposta desta edição é expressar a relação inerente entre ciência, elementos humanos e sociais, dando visibilidade às produções científicas que consideram aquilo que é humano e, portanto, a análise dos objetos de estudo é feita através de contextos históricos, culturais e políticos.

“Esta é uma ação importante nesse momento social em que ocorrem diversas mobilizações em torno dos Direitos Humanos no Brasil. A Uergs representa uma instituição pública, de acesso universal e gratuito, que se propõe a garantir o Direito Social à Educação, afirmado na Constituição de 1988, resultado de mobilizações históricas no campo dos direitos, no país” afirma.

De acordo com a editora adjunta da Revista, Simone Semensatto, a iniciativa é importante para a qualificação do periódico, pois exige cuidados e preparação dos trabalhos e dos editores para elevar a classificação da Revista.

“Ao mesmo tempo, contribui para que a pesquisa científica cumpra seu papel, colaborando com a análise e reflexão da realidade, visando o seu progresso e sua transformação” avalia a editora chefe da Revista, Luciane Lanzanova.

O número especial está disponível no site da Revista Eletrônica Científica da Uergs e compartilha artigos, resultados de pesquisas, estudos, relatos de experiências e ensaios que transversalizam temas importantes para o contexto de produção do conhecimento no Brasil.

Confira a edição especial da Revista Eletrônica Científica da Uergs