Realizada reunião de encerramento das atividades da CCPDI

Foto colorida de uma sala com uma grande mesa de reuniões retangular, com 11 pessoas sentadas ao seu redor, utilizando máscaras de proteção facial. Em primeiro plano, uma câmera e dois computadores, sendo que o da direita mostra outras 7 pessoas assistindo a reunião de forma online.
Encerramento da Comissão PDI - Foto: Carla Dellagnese
Por Carla Dellagnese

A Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (CCPDI) realizou uma reunião de encerramento das suas atividades na tarde da última quinta-feira (25), no novo Campus Central da Uergs, em Porto Alegre. O objetivo foi apresentar o resultado do trabalho do grupo, que finalizou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uergs (PDI) para o período 2022-2032.

Coordenado pela vice-reitora e superintendente de planejamento da Uergs, Sandra Lemos, o encontro, ocorrido em formato híbrido, contou com uma retrospectiva desde a reunião de implantação da Comissão, em 3 de dezembro de 2020, e abordou os tópicos presentes no documento final do PDI. Além de membros da CCPDI e do Comitê Técnico do PDI, responsável pela capacitação e assessoramento técnico, esteve presente também o reitor, Leonardo Beroldt.

Foto colorida de uma mesa de reuniões com 4 mulheres e 3 homens ao redor. Uma mulher de cabelos castanhos fala segurando um microfone. Ao fundo, um banner em lona da Uergs em tons de verde-limão.
O encontro foi coordenado pela vice-reitora e superintendente de planejamento da Uergs, Sandra Lemos. - Foto: Carla Dellagnese

De acordo com Sandra, a reunião visou marcar o encerramento do trabalho mesmo com a complexidade imposta pelo contexto pandêmico: “a 36ª Reunião da CCPDI foi muito especial, pois foi um momento carregado de significados, por isso nossa opção para que fosse presencial. Na impossibilidade da participação de todas e todos, optou-se pelo formato híbrido. O momento marcou a finalização de um trabalho coletivo e desafiador, desempenhado por uma comissão que se reuniu, semanalmente, durante um ano, em formato remoto”, relata.

Para a elaboração do documento, foram realizadas 36 reuniões da CCPDI, 34 do Comitê Técnico, além de 44 encontros nos sete campi regionais da Uergs, quatro seminários formativos, quatro eventos durante o Fórum de Áreas e uma pesquisa com discentes e egressos. O PDI será levado para apreciação dos Conselhos Superiores da Uergs em sessão prevista para o próximo dia 9 de dezembro.

“O documento expressa nosso compromisso com passado, presente e futuro da nossa Universidade, esse compromisso que ela tem para com a sociedade. Por isso a importância de darmos o nosso melhor, por acreditarmos na potencialidade da nossa instituição. Não tenho dúvidas de que isso fez com que vencêssemos todas as etapas previstas no cronograma, dentro do prazo previsto. Assim, chegamos ao final entregando um produto com alta qualidade, embasado teórica e tecnicamente no que temos de mais inovador no que se refere ao planejamento de uma instituição. Que possamos, enquanto comunidade, abraçar os compromissos para seguirmos juntos os horizontes delineados”, reforça Sandra.