Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Quatro docentes da Uergs são indicados para os Comitês de Assessoramento da Fapergs

Cristina Wolffenbüttel, Luciano da Costa, Rafael Haag e Miguel Sellitto integram três comitês da Fundação

Publicação:

Captura de tela colorida de reunião virtual que apresenta 16 participantes.
A professora e os professores foram selecionados para as áreas de Artes, Letras e Linguística; Educação; Engenharias.

Na última quinta-feira (23), a professora Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Unidade em Montenegro, e os docentes Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Rafael Haag e Miguel Afonso Sellitto, da Unidade em Porto Alegre, passaram a integrar 3 Comitês de Assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) nas seguintes áreas: Artes, Letras e Linguística; Educação; Engenharias. Os novos grupos de especialistas permanecem durante o período 2022-2024. 

A professora e os docentes foram selecionados a partir de uma chamada pública de fevereiro deste ano, além da avaliação e escolha pelo Conselho Técnico-Administrativo da Fapergs. Posteriormente, foram homologados pelo Conselho Superior.

Os comitês são separados em 16 áreas de conhecimento com a finalidade de prestar assessoramento ao Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapergs, na apreciação das solicitações de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos, no exame dos relatórios técnico-científicos, como também no eventual auxílio à formulação de políticas em assuntos de sua competência e na proposição de ações inovadoras em ciência e tecnologia. 

Na reunião de posse estiveram presentes o Diretor-Presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin, juntamente com o Diretor Técnico-Científico, Rafael Roesler e do Diretor Administrativo-Financeiro, Mauro Mastella. Na ocasião, apresentaram um panorama da Fundação frente às demais do país e dos desafios para o financiamento da pesquisa no estado do Rio Grande do Sul.

A reunião também contou com a palestra “Estratégia e Desenvolvimento em Pesquisa: criando um futuro mais justo e sustentável", proferida pela pesquisadora Dra. Maria Augusta, Head of Research Development da Universidade de Nottingham, do Reino Unido.

 

Por: Karoline Costa

Edição: Karine Martins

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul