Prêmio “O futuro da Terra” é concedido à professora Janaína Bernardo pelo projeto de Banco de Sementes Crioulas

Ao redor de uma mesa com sementes em garrafas plásticas e espigas de milhos, estão onze pessoas em pé.
Janaína (segunda da direita para a esquerda) foi premiada na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas.

A professora Janaína Bernardo, da Uergs em Cachoeira do Sul, foi uma das agraciadas com o Prêmio “O Futuro da Terra”, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (9), na Casa da Assembleia, durante a Expointer.  A premiação, que está em sua 25ª edição, é realizada pelo Jornal do Comércio e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Janaína foi premiada na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, pelo desenvolvimento do projeto de Extensão Banco de Sementes Crioulas, uma iniciativa do Núcleo de Estudos em Agroecologia NEA/CNPq Gaia Centro Sul (Grupo Gaia) da Uergs, coordenado pela docente.

De acordo com Janaína, o prêmio significa a valorização das ações do Grupo de Agroecologia Gaia da Uergs em Cachoeira do Sul. “Temos utilizado metodologias inovadoras de ensino, pesquisa e extensão muitas vezes pouco entendidas por pesquisadores convencionais, o que dificulta a parceria nos cursos de Agronomia da Uergs e torna o caminho pleno de obstáculos. Mas o resultado de nosso trabalho tem provado que estamos no caminho certo, e me orgulha muito que os alunos do grupo estejam tendo esse retorno tão positivo.  Vejo que estão se encaminhando de forma muito tranquila para o mercado de trabalho”, disse a professora.

O Prêmio O Futuro da Terra é fruto de uma parceria entre o Jornal do Comércio e a Fapergs, com o objetivo de reconhecer pesquisadores, empresas inovadoras e startups do Rio Grande do Sul por suas contribuições a avanços do agronegócio e preservação ambiental.

A cerimônia de premiação ocorreu em formato híbrido, com transmissão online ao vivo no site do JC e canais do jornal nas redes sociais. Durante o evento, dirigentes do setor do agronegócio destacaram que os segmentos que impulsionam a eficiência do campo foram decisivos para o mundo atravessar a pandemia até agora.

Transmissão da Cerimônia de Premiação

Notícia “Guardiões de sementes e da história” publicada pelo Jornal do Comércio.

Homenageados 2021

Prêmio especial