Poéticas do Chão - sentir, mover, dançar
-
Data:
até - Uergs Porto Alegre
Poéticas do Chão trata-se de encontros de dança visando explorar o corpo e o chão, em poéticas sensíveis, táteis e horizontais. Cada semana é organizada por um terreno: pele, rolamentos, apoios, impulsões e quedas. Todos os encontros finalizam com um momento de criação: pequenas sementes de dança que podem ser acumuladas e espalhadas em diversos outros chãos.
Este espaço-encontro de dança procura romper com a verticalidade bípede do corpo, proporcionando experiências poéticas e potentes de mover-se na horizontalidade. O chão é materialidade e também paradigma de uma outra possibilidade de organização do conhecimento em dança, rompendo com hierarquias verticais que separam mente e corpo, mestres e discípulo, coreógrafo e intérprete.
Esta ação é direcionada ao grande público, não é necessária experiência prévia em dança. É um convite para viver seu corpo, beneficiando-se das trocas e descobertas poéticas que a dança pode proporcionar.
Informações sobre como participar seguem abaixo:
Datas: às sextas-feiras, de 10 de abril a dezenove de junho de 2026 (ver datas na programação)
Hora: das 17h às 18h30
Local: Sala 5B/Campus Central da Uergs - Rua Washington Luiz, 675, Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Público-alvo: público em geral, qualquer pessoa interessada e disponível para outras propostas de dança.
Inscrições: via formulário (disponível aqui). A inscrição pode ser feita a cada encontro, até mesmo no dia que for comparecer.
Vagas: 15 vagas por dia
Certificação: sim, mediante comprovação de presença
Valor: gratuito
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 Educação de qualidade; 10 Redução das desigualdades; 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Coordenação: professora Kátia Salib Deffaci (Uergs)
Contato para atendimento: poeticasdochao@gmail.com e katia-deffaci@uergs.edu.br
PROGRAMAÇÃO
Obs.: Não é necessário comparecer todos os dias. Certificado fornecido com horas de acordo com a presença apurada.
10/04 - A pele
17/04 - Rolar
24/04 - Os apoios
08/05 - Os apoios rolantes
15/05 - Trocando o eixo: girar no horizonte
22/05 - Residência Artística com Maíra Santos (Universidade de Lisboa): Caminháguas
29/05 - Residência Artística com Maíra Santos (Universidade de Lisboa): Caminháguas
05/06 - Empurrar o chão é impulsionar
12/06 - Cair e aterrissar
19/06 - Aterrar-se (encontro final de partilhas)