PFCD: 1º Módulo de 2021 discutirá os desafios e perspectivas do Ensino Superior na pandemia

Logotipo. Sigla PFCD, escrita com letra cursiva minúscula, em que a letra p começa com um traço contínuo horizontal e a letra d se encerra no alto como um desenho de árvore. Ao lado direito, escrito em verde: Programa de Formação Continuada de Docentes.
Programação tem webinars e atividades no Moodle.

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs dará início nesta semana às atividades do primeiro Módulo de 2021 do Programa de Formação Continuada de Docentes (PFCD). O tema deste módulo é os desafios e perspectivas do Ensino Superior em um contexto de pandemia. As discussões ocorrerão em webinars com a presença de profissionais da Educação de diversas instituições de Ensino Superior Brasileiras e em atividades disponibilizadas no Moodle da Uergs.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana, a escolha do tema deste primeiro módulo dá continuidade ao que foi abordado no ano passado. “Como ainda nos encontramos em uma proposta de Ensino Remoto Emergencial, se torna importante a continuidade de discussões quanto ao uso das tecnologias e das metodologias pedagógicas, pensando na educação online e digital no contexto contemporâneo”, pontua.

O Módulo 1/2021 do PFCD terá início no dia 31 de maio e terminará no dia 5 de julho. O segundo Módulo será ofertado no mês de setembro.

“Os palestrantes convidados para as webinars irão possibilitar novos pensares e tencionar conceitos, entendimentos sobre os desafios interpostos à docência em um contexto pandêmico. Movimentar o pensamento para instituir novas perspectivas para o Ensino Superior será a grande contribuição trazida pelos nossos colegas da Uergs, que também participam dessa formação por meio de vídeos que evidenciam suas experiências metodológicas e avaliativas”, enfatiza a pró-reitora.

Este ano, são ofertadas 50 vagas às pessoas que integram o corpo técnico e de apoio administrativo da Uergs.

As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário disponível neste link.

Confira a Programação do Módulo 1

31 de maio

17h30 - Webinar: Reflexões sobre o Ensino Remoto e o uso das Tecnologias nas Instituições Públicas - Carine Loureiro Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

7 a 11 de junho - Atividades no Moodle