Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

PFCD: 1º Módulo de 2021 discutirá os desafios e perspectivas do Ensino Superior na pandemia

Publicação:

Logotipo. Sigla PFCD, escrita com letra cursiva minúscula, em que a letra p começa com um traço contínuo horizontal e a letra d se encerra no alto como um desenho de árvore. Ao lado direito, escrito em verde: Programa de Formação Continuada de Docentes.
Programação tem webinars e atividades no Moodle.

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs dará início nesta semana às atividades do primeiro Módulo de 2021 do Programa de Formação Continuada de Docentes (PFCD). O tema deste módulo é os desafios e perspectivas do Ensino Superior em um contexto de pandemia. As discussões ocorrerão em webinars com a presença de profissionais da Educação de diversas instituições de Ensino Superior Brasileiras e em atividades disponibilizadas no Moodle da Uergs.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Uergs, Rochele Santaiana, a escolha do tema deste primeiro módulo dá continuidade ao que foi abordado no ano passado. “Como ainda nos encontramos em uma proposta de Ensino Remoto Emergencial, se torna importante a continuidade de discussões quanto ao uso das tecnologias e das metodologias pedagógicas, pensando na educação online e digital no contexto contemporâneo”, pontua.

O Módulo 1/2021 do PFCD terá início no dia 31 de maio e terminará no dia 5 de julho. O segundo Módulo será ofertado no mês de setembro.

“Os palestrantes convidados para as webinars irão possibilitar novos pensares e tencionar conceitos, entendimentos sobre os desafios interpostos à docência em um contexto pandêmico. Movimentar o pensamento para instituir novas perspectivas para o Ensino Superior será a grande contribuição trazida pelos nossos colegas da Uergs, que também participam dessa formação por meio de vídeos que evidenciam suas experiências metodológicas e avaliativas”, enfatiza a pró-reitora.

Este ano, são ofertadas 50 vagas às pessoas que integram o corpo técnico e de apoio administrativo da Uergs. 

As inscrições devem ser feitas mediante o preenchimento do formulário disponível neste link.

Confira a Programação do Módulo 1

31 de maio

17h30 - Webinar: Reflexões sobre o Ensino Remoto e o uso das Tecnologias nas Instituições Públicas - Carine Loureiro Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) 

7 a 11 de junho - Atividades no Moodle

14 de junho

17h30 - Webinar: Aprendizagem com Tecnologias Digitais: Retomando Conceitos e Pensando nas Metodologias de Ensino- Cristiane Koehler Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - 

15 a 20 de junho - Atividades no Moodle

21 de junho

17h30 - Webinar: A Emergência de uma Educação Digital de Qualidade no Pós-Pandemia - Prof. Dr. Jose Antônio Moreira - Universidade Aberta (UAB - Portugal)

28 de junho

17h30 - Webinar: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior - Prof. Dr. Sergio Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  

29 de junho a 5 de julho - Atividades no Moodle

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul