Perguntas Frequentes

Política de Comunicação é um conjunto de princípios, diretrizes, ações e estratégias que objetivam orientar, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma empresa ou organização (no caso a UERGS) com os seus diversos públicos de interesse ou estratégicos (stakeholders).
A Política de Comunicação se consolida em um documento de gestão, conhecido e internalizado por todos os públicos da organização. (Wilson da Costa Bueno)
- Posicionar a comunicação como efetivamente estratégica na Universidade, definindo-a como um processo que articula todos os relacionamentos com os seus públicos de interesse;
- Definir posturas, ações, estratégias que vão balizar, de maneira uniforme, esses relacionamentos, contribuindo para favorecer a obtenção da excelência e a agilidade dos processos de comunicação da Universidade.
-
Estabelecer avaliação permanente das ações de comunicação e estimular o acompanhamento das demandas dos diversos públicos;
-
Criar ou redefinir canais de interação entre a Universidade e esses públicos;
-
Permitir, a partir de diagnósticos e construção de cenários, que a Universidade disponha de dados e informações para planejar efetivamente a comunicação;
Públicos estratégicos (ou stakeholders) são aqueles públicos que, direta ou indiretamente, têm direitos ou interesses associados às empresas ou organizações e, em função disso, por sua ação/reação as impactam ou são por elas afetados.
Ainda pode-se avaliar os públicos pelo vínculo deles com a organização, se a sua participação é permanente e indispensável ou não para a manutenção da organização e sua sobrevivência.
Serão realizadas reuniões presenciais (previamente marcadas) entre a Comissão e o consultor, além de colegas servidores e outros convidados em momentos específicos, para apresentação e debate de tema definido. As reuniões terão periodicidade mensal e serão realizadas em um dia ou em dois dias consecutivos.
Para cada tema em debate, o consultor elaborará um texto preliminar a ser submetido à Comissão e gestores ou outros colegas da UERGS, afetos ao tema. Cada texto merecerá alterações e complementações necessárias e será finalmente aprovado para integrar o documento da Política.
Esse trabalho será realizado no intervalo entre as reuniões presenciais e o consultor encaminhará este texto básico em até uma semana após o debate do tema específico para que ele seja aprovado antes da próxima reunião.
Após a aprovação dos textos da Política, será formatado o documento da Política de Comunicação e submetido às instâncias superiores da UERGS para a sua aprovação.
Após a aprovação do documento, será realizado um encontro geral para o lançamento da Política de Comunicação e definido um processo para sua divulgação em toda a Universidade. O documento ficará disponível permanentemente no Portal e também poderá ter uma edição impressa (caso haja viabilidade orçamentária).