PDI 2022-2032: programação dos Seminários Formativos inicia a partir deste mês

Ilustração de um caminho estilo jogo de tabuleiro. Nele, uma etapa destacada em amarelo com o texto "Seminários formativos mai./2021".
Os seminários pretendem preparar a comunidade universitária para as atividades de elaboração do PDI 2022-2032.

Neste mês de maio, a Uergs promoverá uma série de seminários formativos que compõem a etapa de preparação para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade para o período 2022-2032. Os seminários pretendem preparar a comunidade universitária para as atividades de elaboração do Plano. Para isso, foram convidadas pessoas da Uergs e de outras instituições, com experiência em planejamento e em elaboração de PDIs, para falarem sobre suas experiências e sobre conceitos ligados ao tema.

Os seminários formativos são eventos abertos a toda à comunidade universitária e buscam promover um nivelamento de conhecimentos sobre o PDI, de acordo com Sandra Lemos, vice-reitora, superintendente de Planejamento da Uergs e responsável pelo processor de elaboração do PDI.

“Neste sentido, são considerados como uma ação de preparação da comunidade, com vistas ao engajamento e contribuição para com as etapas seguintes da construção do documento”, esclarece Sandra.

No dia 27 de abril, Sandra e o reitor da Uergs, Leonrado Beroldt, participaram de uma live de abertura dos trabalhos com a comunidade universitária. No evento, falaram sobre o que é um PDI, sobre a importância da participação da comunidade universitária na construção do Plano e apresentaram as etapas de elaboração e implementação.

Confira o cronograma de realização dos seminários formativos que serão transmitidos sempre a partir das 19h pelo canal da Uergs no Youtube:

PDI de outras IES: conhecendo outros processos

Drª Ângela Brodbeck, da UFRGS - Conduziu o último PDI da UFRGS currículo lattes

Drª Maisa Kullok, da Universidade Estadual de Alagoas (Uncisal) currículo lattes.

Ensino Superior: o planejamento estratégico e as pesquisas na área

Ma. Cristina Osterman (Uergs) currículo lattes

Dr. Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) currículo lattes.

Ambos produzem pesquisa sobre Ensino Superior.

2 de junho

Perspectivas das Políticas Públicas para o desenvolvimento regional: o papel das universidades

Dr. Antônio Paulo Cargnin, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul currículo lattes.

Saiba mais sobre o PDI 2022-2032