Paisagismo japonês é tema de Projeto de Extensão da Uergs em Tapes

jardins japoneses de buenos aires 78361 3363

Com o objetivo de exercitar a concentração, a meditação e o reconhecimento da beleza, a Unidade da Uergs em Tapes receberá um Jardim Japonês, desenvolvido ao longo de um projeto de Extensão. A construção do jardim envolve aulas teóricas e práticas, abertas à comunidade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 24 de outubro.

A iniciativa surgiu da disciplina de Botânica Aplicada do curso de Gestão Ambiental, que inclui o paisagismo. De acordo com a professora Margarete Sponchiado, que coordena esse projeto de Extensão, os exercícios de concentração, contemplação e realce visam melhorar o desempenho dos alunos nos estudos.

“Os jardins japoneses sempre me chamaram atenção devido ao estilo diferenciado de ocupação de pequenos espaços que representam o todo. São minimalistas e profundos”, explica Margarete.

O Projeto também contará com a participação da professora da rede Estadual de Ensino de Tapes Magali Pereira, que contribuirá com a Filosofia oriental.

As Inscrições devem ser feitas através do link.

Projeto de Extensão Jardim Japonês: concentração, beleza e meditação

Período: de 24/10/2019 a 28/11/2019

Local: Unidade da uergs em Tapes (Rua Oscar Matzembacher, 475 - Vila Borges, Tapes – RS)

Inscrições: até as 13h do dia 24 de outubro através do link.

Cronograma das Atividades

24/10, 14h às 16h - Oficina 1 – Introdução a filosofia oriental e Inicio de instalação do jardim japonês. Estudo dos materiais que compõem o jardim.

31/10, 14h às 16h - Oficina 2 -  Instalação do jardim japonês - filosofia oriental.  Arte da concentração e da meditação.

14/11, 14h às 16h - Oficina 3 -  Instalação do jardim japonês - filosofia oriental. Arte da concentração e da meditação.

21/11, 14h às 16h - Oficina 4 - Levantamento bibliográfico de plantas indicadas a jardins japoneses.  Arte da concentração e da meditação.

28/11, 14h às 16h - Oficina 5 – Inauguração do jardim japonês com uma cerimônia do chá.