Novo Projeto Pedagógico do curso de Agronomia da Uergs é lançado

Imagem de uma mão segurando um caixote de madeira com cenouras e beterrabas. Um filtro verde cobre toda a imagem.
Novo PPC de Agronomia - Foto: Ascom/Uergs

Recentemente, a Uergs lançou um novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Agronomia, com intuito de atualizar o primeiro Projeto que foi concebido durante o I Encontro de Fórum de Áreas, em agosto de 2011, e o I Seminário “As Ciências Agrárias e a Universidade”, em maio de 2012. No próximo dia 18, às 16h30, ocorrerá uma reunião de apresentação do novo PPC para a comunidade universitária.

O primeiro PPC foi criado a partir do interesse de docentes da área das Ciências da Vida e Meio Ambiente ofertarem um curso de Agronomia que tivesse um diferencial em relação aos outros cursos de Agronomia do país, relata Daniela de Lara, coordenadora da Área das Ciências da Vida e do Meio Ambiente da Uergs.

O bacharelado em Agronomia da Uergs está fundamentado no campo da agroecologia e da agricultura familiar e o componente curricular é focado também nas pequenas propriedades. Foi por meio da Portaria Interna 046/2020 que foi instituída a Comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Agronomia, que surgiu com o intuito de verificar cada item que compunha o antigo PPC.

Uma das primeiras etapas do novo Projeto foi a verificação do levantamento bibliográfico do curso. A partir disso, a Comissão observou que, das 496 bibliografias que constavam no PPC, 225 estavam esgotadas no acervo da Universidade (45% dos títulos). Como solução, foram realizadas adequações que seguiram as orientações da Coordenadoria Geral das Bibliotecas.

Após os ajustes na bibliografia, o PPC foi enviado para o grupo de docentes e de órgão de apoio acadêmico/administrativo, que realizaram a avaliação interna do Projeto. Depois de revisado, o documento foi encaminhado para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Agronomia.

A etapa seguinte foi o envio do PPC para os pareceristas externos, que verificaram o mérito acadêmico do curso proposto. As sugestões desse grupo foram atendidas e houve a adequação à Resolução do Conepe n 018/2020, que institui e regulamenta a Política de Extensão Universitária da Universidade, e a Resolução Conepe n 019/2020, que regulamenta o registro e a inclusão das atividades curricularizáveis de Extensão nos currículos dos cursos de graduação da Uergs.

Outra novidade do novo PPC da Agronomia é que ele foi publicado no site da Uergs, na página do curso. Além disso, a matriz curricular do Projeto tem uma interface dinâmica para consulta dos docentes, discentes e comunidade externa. Essas medidas facilitarão a visualização de todos componentes curriculares e os links de acesso para seus ementários.

O novo PPC foi alinhado com a proposta do Projeto Uergs 20+. Das três áreas estratégicas especificadas no Projeto, o PPC pode ser enquadrado na área intitulada como Recursos Naturais e Sistemas Alimentares. Este campo, objetiva criar soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão dos recursos naturais (biodiversidade, água, solos) e dos sistemas alimentares.

Reunião de Apresentação do Novo PPC de Agronomia

Data: 18 de novembro de 2021

Link de acesso à reunião: https://meet.google.com/bgz-iydz-gxi

Texto: Filipe Pimentel