Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Evento em Montenegro discute a base curricular e o ensino das artes

Publicação:

Diversas obras de arte retangulares, dispostas em forma de triângulo invertido.
Base Nacional Comum Curricular - Foto: movimentopelabase.org

Entre os dias 21 e 23 de junho, os subprojetos de Artes Visuais, Dança e Teatro da Uergs em Montenegro, ligados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), realizarão o 1º Encontro Pibid/Uergs/Artes Visuais, Dança e Teatro. O evento propõe debater, problematizar e refletir sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a sua relação com os contextos das escolas e da educação.

A coordenadora da atividade, Marli Sitta, entende que a Universidade possui uma função importante ao dar voz aos alunos. “Parece-nos fundamental a instituição universidade se colocar no papel de oportunizar momentos em que se fale da realidade que se impõe para que seus alunos se percebam mais capazes de construir e produzir conhecimento”, observa a docente.

O evento contará com a participação do convidado Marcos Villela Pereira (PUC/RS), que realizará uma palestra na noite do dia 21 sobre a nova BNCC. O convidado foi assessor e membro da equipe de especialistas na área de Artes que atuaram na produção da primeira e da segunda versão da BNCC.

 

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ENSINO DAS ARTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA -  10 Encontro Pibid/Uergs/Artes Visuais, Dança e Teatro na Unidade da Uergs em Montenegro

Data: de 21 a 23 de junho

Hora: 21/06 - das 19h às 22h

         22/06 - das 14h às 17h

         23/06 - das 14h às 18h

Carga Horária: 10h

Local: Sala 5 da unidade da Uergs em Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2141 – Centro)

Inscrições: de 16 a 21/06/2017, na secretaria da unidade em Montenegro e ou/diretamente com os coordenadores dos subprojetos de Artes Visuais, Dança e Teatro na Unidade

Coordenação: Marli Susana Carrard Sitta

Contato: marli-sitta@uergs.edu.br

Cartaz do 1º Encontro Pibid/Uergs/Artes Visuais, Dança e Teatro

- Dia 21/06 (quarta-feira), das 19h às 22h

19h – Abertura 

19h15 – Palestra “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) eas Artes” com o convidado Prof. Dr. Marcos Villela Pereira (PUC/RS). Mediadora: Profa. Ma. Carmem Lúcia Capra (Artes Visuais- Uergs).

20h45 – Debate com a comunidade acadêmica e pibidianos dos cursos de Artes Visuais, Dança e Teatro: Licenciatura da Uergs; supervisoras e escolas parceiras do Pibid/Uergs/Artes Visuais, Pibid/Uergs/Dança e Pibid/Uergs/Teatro.

22h- Encerramento

 

- Dia 22/06 (quinta-feira), das 14h às 17h

14h – Estudos e debates da BNCC por área: Artes Visuais, Dança e Teatro. Mediação: Prof. Me.  Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), Profa. Ma. Sílvia da Silva Lopes (Dança-Uergs), Prof. Me. Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e Profa. Ma. Marli Susana Carrard Sitta (Teatro- Uergs), Coordenadores dos subprojetos do Pibid/Uergs/Artes Visuais, Pibid/Uergs/Dança, Pibid/Uergs/Teatro.

17h – Encerramento

 

- Dia 23/06 (sexta-feira), das 14h às 18h

14h – Abertura – Coordenadores dos subprojetos: Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), Profa. Ma. Sílvia da Silva Lopes (Dança- Uergs), Prof. Me. Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e Profa. Ma. Marli Susana Carrard Sitta (Teatro-Uergs).

14h30 – Painel “A BNCC e as Artes Visuais”

15h – Painel “A BNCC e a Dança”

15h30 – Painel “A BNCC e o Teatro

16h – Intervalo

16h20- - Roda de conversas – “Problematizando a BNCC com foco nas áreas de Artes - Artes Visuais, Dança e Teatro e a realidade das escolas parceiras”. Mediadores: Coordenadores dos subprojetos: Prof. Me. Igor Moraes Simões (Artes Visuais-Uergs), Profa. Ma. Sílvia da Silva Lopes (Dança-Uergs), Prof. Me. Carlos Roberto Mödinger (Teatro-Uergs) e Profa. Ma. Marli Susana Carrard Sitta (Teatro-Uergs).

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul