Escolas Conectadas promove curso sobre biodiversidade e conservação dos biomas

O curso utiliza o jogo "Jornada Biomas Escolas" como estratégia de aprendizagem.

O projeto Escolas Conectadas: formação online de educadores, que tem a Uergs como uma das principais parceiras, está com inscrições abertas para o curso “Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo”. O curso é online e já teve início, mas ainda é possível realizar a inscrição, pelo site do projeto, até o dia 11 de junho.

O curso de Extensão foi criado por Juçara Bordin, professora da Uergs em Osório, Camilo Rebouças, game designer, e Patrícia Schafer, doutora em Informática na Educação. “Programamos quatro edições do curso por ano, porém, com o Dia Mundial do Meio Ambiente, optamos por fazer uma edição extra, visando proporcionar ao professor mais uma ferramenta para trabalhar este assunto com os alunos”, explica Juçara.

A proposta é proporcionar aos participantes a vivência de estratégias de aprendizagem sobre assuntos como biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros, com o suporte de um jogo digital. O game “Jornada Biomas Escolas” apresenta de maneira lúdica e interativa aspectos e características da fauna e da flora brasileiras e potenciais ameaças à biodiversidades dos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. “Enquanto exploram o jogo, aprendem e se divertem, os estudantes desenvolvem competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular'', conta Juçara.

Os encontros ocorrem de forma totalmente online pela plataforma do Escolas Conectadas e são ministrados por Juçara Bordin e por mais dois tutores que são estudantes de graduação em Pedagogia e do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs.

O curso é voltado para docentes de qualquer nível de ensino e para estudantes de graduação que cursam alguma licenciatura. “Pretende-se que o curso possa ser útil para os professores no sentido de auxiliá-los e incentivá-los a usar o jogo como uma ferramenta mobilizadora do interesse dos alunos e, consequentemente, facilitadora da aprendizagem sobre os assuntos abordados”, afirma Juçara.

Ao final do curso, será ofertado certificado de 20 horas.

Há previsão de reoferta do curso no período de 25 de outubro a 22 de novembro. “A cada edição são feitas modificações conforme verificamos alguma necessidade ou demanda dos cursistas”, conta Juçara.

Para a professora, organizar e mediar o curso tem sido uma experiência de crescimento pessoal e profissional. “A interação com os cursistas é muito rica pois vemos diversos pontos de vista, além de recebermos muitos elogios, sugestões e avaliações muito positivas do curso e do jogo, o que nos alegra muito, não só a mim, mas toda a equipe”, relata a docente.

Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo (FTV) é uma das apoiadoras do curso. A parceria entre a FTV e o projeto Escola Conectadas começou em 2013, quando o projeto era ainda chamado de “Escolas Rurais Conectadas”. Foi somente em 2015 que a iniciativa se expandiu para todas escolas e passou a se chamar “Escolas Conectadas: formação online de educadores”.

A Fundação, além de financiar o projeto, é também uma parceira da Uergs. “São mais de 20 cursos em parceria com a Uergs. A FTV também tem financiado projetos de pesquisas da Universidade e a parceria vem se consolidando cada vez mais”, explica Juçara, professora da Uergs em Osório.

Por: Filipe Pimentel

Edição: Daiane de Carvalho Madruga