Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Porto Alegre promove webinários sobre Biotransformação e Biocatálise

Foto colorida. Em destaque, mãos femininas seguram um tablet com a imagem de divulgação do evento. Sobre fundo branco, lê-se Webnários em Biotransformação e Biocatálise. Em formato de colmeia, ao centro, fotografias dos palestrantes e suas identificações, e nas laterais, ícones de instrumentos laboratoriais. No rodapé, lê-se Segundas às 19h. Participe! Serão emitidos certificados!
Os webinários são uma iniciativa do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Porto Alegre.

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Porto Alegre está promovendo uma série de treze webinários sobre biotransformação e biocatálise.  Os encontros ocorrem às segundas-feiras, às 19h, no canal do Youtube “Webinários de Biotransformação e Biocatálise”. Para participar e receber certificado, é necessário preencher um formulário de inscrição que ficará disponível até a última data do evento (06/12).

O projeto do webinário foi criado como um modelo de ensino na disciplina Biotransformação e Biocatálise. Durante os treze encontros, são abordados temas como biocatálise para produção e aplicação de enzimas, biodegradação de combustíveis, bioinseticidas, biopolímeros, biorefinaria, corrosão biológica, desenvolvimento de pele artificial, poluentes emergentes e tratamento de águas residuárias.

Os webinários contam com a participação de palestrantes que são mestres e doutores em várias áreas ligadas à temática central do evento. Além dos professores do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs, as palestras são ministradas por pesquisadores da Fiocruz, Núcleo Vitro, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Para nossa alegria, todos os convidados aceitaram o convite, e ainda sugeriram outros palestrantes para as demais palestras, ou ainda se prontificaram a ministrar mais de uma palestra”, relata Lúcia Ries, docente do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Uergs em Porto Alegre e coordenadora do evento.

De acordo com Lúcia, o evento foi criado com o intuito de promover um debate dentro do âmbito acadêmico e da sociedade de forma geral sobre um assunto que é amplo e engloba diversas áreas científicas, como Biologia, Bioquímica, Enzimologia, Genética, Microbiologia e Química. “A temática explora novas vertentes para as tradicionais e já consagradas tecnologias de produção, buscando o desenvolvimento e a aplicação de bioprodutos e bioprocessos de forma eficiente, econômica, segura, limpa e sustentável”, esclarece a docente.

Os dois primeiros webinários já ocorreram nos dias 6 e 13 de setembro. O próximo será sobre “Biorrefinarias para produção de biocombustíveis e compostos químicos” e contará com a participação de Emmanuel Dutra, doutor em Tecnologias Energéticas Nucleares e professor da UFPE, e Maria Helena de Souza, mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE.

Segundo Lúcia, está sendo gratificante ficar à frente da coordenação e organização do evento. “A interação com os palestrantes também está sendo muito válida, possibilitando amplo compartilhamento de saberes entre todos, uma vez que alguns palestrantes assistem às palestras dos demais”, disse.

Webinários de Biotransformação e Biocatálise:

• Encontro 1:

- Temática: “Otimização na produção de biossurfactantes e suas diversas aplicações”

- Convidado: Henrique Alves de Brito (mestre em Engenharia Celular e Molecular pela UFRGS)

- Data: 06/09

- Horário: 19h

- Transmissão: Canal do Youtube "Webinários de Biotransformação e Biocatálise"

• Encontro 2:

Temática: “Os fármacos como poluentes de preocupação emergente: o que fazer para minimizar seus impactos ambientais”

- Convidada: Daiana Maffessoni (mestre em Engenharia de Materiais pela UFRGS)

- Data: 13/09

• Encontro 3:

- Temática: “Biorrefinarias para produção de biocombustíveis e compostos químicos”

- Convidados: Emmanuel Damiliano Dutra (doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares e professor da UFPE) e Maria Helena de Souza (mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE)

- Data: 20/09

• Encontro 5:

- Temática: “Desenvolvimento de pele equivalente: modelos e aplicações”

- Convidadas: Luiza Brand (Núcleo Vitro) e Petra Gonçalves Reinehr (Núcleo Vitro)

- Data: 04/10

• Encontro 6:

- Temática: “Corrosão microbiológica:um tema antigo ou atual?”

- Convidada: Gelsa Edith Navarro Hidalgo (doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS)

- Data: 11/10

• Encontro 7:

- Temática: “Biodegradação de diesel e biodisel”

- Convidada: Juciana Clarice Cazarolli (doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS)

- Data: 18/10

- Horário: 19h

Transmissão: Canal do Youtube "Webinários de Biotransformação e Biocatálise"

• Encontro 9:

- Temática: “Biohidrogênio e biobutano obtidos a partir de águas residuárias”

- Convidada: Bruna Soares Fernandes (doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP)

- Data: /11

• Encontro 10:

- Temática: “Da fabricação do queijo à degradação de plásticos: a importância das enzimas”

- Convidado: Lucas André Dedavid e Silva (Fiocruz)

- Data: 08/11

• Encontro 11:

- Temática: “Novas propriedades para as já consagradas enzimas: por que imobilizá-las?”

- Convidado: Lucas André Dedavid e Silva (Fiocruz)

- Data: 22/11

• Encontro 12:

- Temática: “Aplicações de enzimas em biotecnologia: um mar de possibilidades”

- Convidada: Fernanda Cortez Lopes (doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS)

- Data: 29/11

• Encontro 13:

- Temática: “Bioinseticidas: aplicações na agricultura”

- Convidada: Arlete Beatriz Becker-Ritt  (doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS e professora da Ulbra)

- Data: 06/12

Por: Filipe Pimentel