Em Brasília, reitor da Uergs participa de reunião da Abruem e cumpre agendas no MEC e no Congresso Nacional
Beroldt tratou de emendas parlamentares, convênios, políticas de assistência estudantil e prevenção à violência de gênero.
Publicação:
O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, esteve em Brasília nesta semana para participar da reunião mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Durante a viagem, que ocorreu nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/10), o gestor também teve agendas no Congresso Nacional e no Ministério da Educação (MEC) para tratar de emendas parlamentares, convênios e assistência estudantil.
Na sequência, o reitor conversou com o coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Marcelo Moraes, para agradecer pelas emendas destinadas à Uergs e pedir a continuidade desse apoio. A Universidade está buscando recursos de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha para um projeto que visa a implementação de um sistema integrado de informações gerenciais, no escopo do Uergs Digital.
À tarde, o reitor participou da reunião mensal da Abruem, que definiu o tema do 75° Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem. Essa edição do Fórum ocorrerá em Porto Alegre em maio de 2026 e será sediada pela Uergs. “Nesse Fórum, discutiremos mudanças climáticas, enfrentamento aos riscos e desastres, construção de resiliência e o papel das universidades na tradução de acordos globais em ações locais”, anunciou o reitor.
Ainda na quarta-feira, após a reunião mensal da Abrem, Beroldt esteve no FNDE para tratar dos convênios que necessitam de liberação de recursos pelo órgão.
A agenda de quinta iniciou com a sessão extraordinária do Conepe, que o reitor presidiu de Brasília. À tarde, Beroldt esteve no MEC, onde conversou com a professora Lúcia Pelanda, ex-reitora da UFCSPA e atual coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais, e com Artur Araújo, coordenador-geral de Articulação Institucional. “Discutimos a Política Nacional de Assistência Estudantil e a Política Nacional de Educação Superior”, relata Beroldt.
O último compromisso do reitor em Brasília foi uma visita ao secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), Gregório Grisa, para uma conversa sobre Educação Superior.
Confira no áudio o relato do reitor sobre os compromissos em Brasília.
Mais notícias
- A Universidade abriu 1250 vagas para cursos de graduação ofertados em diferentes regiões do estado.
- Nota da Uergs
- Ao redor de uma mesa vista de cima, três pessoas seguram canetas enquanto estão com cadernos abertos em suas frentes. Sobre a mesa, há um tablet com um código de programação na tela, um smartphone e uma placa Arduíno.
- Guia é organizado pelo jornal Estadão e pela Quero Educação.