Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Docentes de quatro unidades da Uergs publicam artigos em livro digital sobre conservação da biodiversidade

Publicação:

Foto colorida. Em destaque, uma mão feminina segura um smartphone com a imagem da capa do livro. Ao fundo, flores cor de rosa.
O e-book reúne os resultados das ações de Pesquisa e Extensão de docentes de quatro unidades da Uergs.

Docentes das unidades da Uergs em Erechim, Santana do Livramento, Tapes e Vacaria publicam dois artigos no e-book “Conservação da biodiversidade e modos de vida sustentáveis nas lagoas do sul do Brasil: a experiência de um plano de ação com enfoque territorial”, lançado recentemente. O conteúdo do livro digital é baseado nos resultados das ações de Pesquisa e Extensão da Uergs referentes ao Plano de Ação Nacional para a Conservação de Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil (Pan Lagoas do Sul).

O Pan Lagoas do Sul foi coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e do Sul (Cepsul) e contou com o apoio de diversas instituições, incluindo a Uergs. A unidade universitária em Tapes participou desde o processo de criação do Plano, entre 2017 e 2018, até a publicação do documento, que ocorreu em agosto de 2018.

Os professores da Uergs em Tapes foram convidados para atuarem como articuladores de algumas ações do Pan Lagoa do Sul, entre elas, o diálogo com as comunidades locais. “Participar da construção e execução das ações do Pan Lagoas do Sul tem sido muito importante para a Uergs enquanto uma instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, pois temos muito a contribuir e somar esforços com os demais grupos sociais e espaços de gestão que fortaleçam ações conservacionistas em regiões costeiras no sul do Brasil”, afirma Rafaela Printes, professora da Uergs em Tapes e autora de um dos artigos publicados no e-book.

Além dos docentes, Rogério Dalpiaz, representante do corpo técnico e administrativo da Uergs e Daniel Sanhudo, graduando do curso de Gestão Ambiental da unidade universitária em Tapes, colaboraram com o e-book.

No livro digital, estão reunidos 51 artigos que tratam de questões diretamente ligadas à conservação das lagoas do sul do Brasil e às espécies ameaçadas. “O livro faz uma compilação inédita das experiências do primeiro Plano de Ação para espécies ameaçadas de extinção com enfoque territorial. Tais experiências contribuem para executar cerca de 157 ações voltadas à conservação de ecossistemas e espécies, sendo 29 espécies de animais (de acordo com as Portarias MMA nº 444 e 445, de 2014) e 133 espécies de plantas (de acordo com a Portaria MMA nº 443, de 2014)”, relata Rafaela.

O artigo “Qualidade da água no Saco de Tapes” foi originado a partir do projeto de Pesquisa “Efeitos da sazonalidade na qualidade da água e na dinâmica das cianobactérias e microalgas no saco de Tapes”. O texto fala sobre as florações recorrentes na Laguna dos Patos e no Saco de Tapes e reúne os resultados de aulas práticas e cursos de Extensão ofertados pela Uergs sobre o assunto. “Essas estratégias foram pensadas para que a questão seja discutida, e que seus resultados possam ser utilizados pelos gestores, na tomadas de decisão, contribuindo assim para a qualidade ambiental e para a vida dos habitantes dos locais onde ocorrem as florações”, esclarece Margarete Sponchiado, docente da Uergs em Tapes e uma das autoras de um artigo publicado no livro digital.

O artigo “Grupos de agroecologia e agricultura biodinâmica do sudeste do Rio Grande do Sul”, surgiu a partir de um projeto de fomento à Pesquisa e Extensão (CNPq, processo 402757/2017-3). Além disso, as pesquisas desenvolvidas e que estão presentes nesse texto foram importantes para a criação do Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Uergs, unidade em Tapes. 

Além da Uergs, outras instituições auxiliaram no projeto do e-book, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UFRGS, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Pesquisadores e técnicos da Embrapa, da Emater e de outras instituições de ensino, como os institutos federais e a Unisinos, também contribuíram durante o processo de desenvolvimento do material.

Planos de Ação Nacional

Os Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (Pan) são um dos instrumentos de implementação da Política Nacional da Biodiversidade (Lei n° 4.339/2002) e do Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies (Portaria MMA n° 43/2014).

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os planos são instrumentos de gestão, construídos de forma participativa, a serem utilizados para o ordenamento de ações para a conservação de seres vivos e ambientes naturais, com um objetivo definido em escala temporal.


O NEA

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Uergs (NEA), da unidade em Tapes, surgiu a partir do Curso Piloto de Formação em Agricultura de Base Ecológica: Agricultura Biodinâmica, que envolveu uma rede de agricultores, técnicos, extensionistas, professores e pesquisadores de diferentes instituições de Ensino Superior. A Uergs atuou como mediadora para a realização e execução desse projeto.

A proposta do curso era proporcionar a socialização dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a agricultura biodinâmica praticada pelos trabalhadores do centro sul do Rio Grande do Sul, região em que ocorre o uso intensivo de agrotóxicos em lavouras de arroz e fumo.

Após o final do curso, o NEA foi implementado na unidade da Uergs em Tapes, em maio de 2018. O Núcleo foi criado para ser um espaço de construção de conhecimento agroecológico a partir de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão que mobilizam interações entre a agricultura de base ecológica e a sociobiodiversidade dos territórios. 

Entre os objetivos do NEA, destacam-se a realização de ações que fortaleçam as agriculturas de bases ecológicas (agricultura indígena, orgânica e biodinâmica); a promoção da Soberania Alimentar e Segurança Alimentar Nutricional; a valorização da agrobiodiversidade e da sociobiodiversidade; a construção de diálogos agroecológicos interculturais; a realização de ações que envolvam a diversidade cultural das famílias agricultoras, extrativistas, indígenas Mbya Guarani e de povos e comunidades tradicionais; e a visibilidade aos sistemas alimentares sustentáveis e sociobiodiversos.

“O Núcleo é um projeto de relevância para a Uergs, pois contribui para fortalecer a ciência agroecológica que é indissociável da prática agrícola dos agricultores de base ecológica que colaboram para a manutenção da sociobiodiversidade territorial e qualidade das águas”, explica Rafaela Printes, coordenadora do NEA.


Artigos publicados por docentes da Uergs no e-book

- Qualidade da água no Saco de Tapes (RS). SPONCHIADO, Margarete; SCAGLIONI, Taís Pegoraro; DALPIAZ, Rogério Luiz Vidor; SCHNEIDER Vânia Elisabete; FERMINO, Fabiana Schumacher, SALOMONI, Saionara Eliane; SANHUDO Daniel Gunnar Flores;

- Grupos de agroecologia e agricultura biodinâmica do sudeste do Rio Grande do Sul. PRINTES, Rafaela Biehl.

 

Por: Filipe Pimentel

Edição: Daiane de Carvalho Madruga

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul