Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Docentes da Uergs têm projetos selecionados em Edital de Auxílio à Pesquisa da Fapergs

O professor Rafael Meirelles e a professora Zenicléia Deggerone tiveram seus projetos contemplados com recursos financeiros

Publicação:

O professor Rafael Narciso Meirelles e a professora Zenicléia Angelita Deggerone tiveram seus projetos contemplados com recursos financeiros
Dois docentes da Uergs tiveram seus projetos selecionados pelo Edital FAPERGS 10/2021 - Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC.

Dois docentes da Uergs tiveram seus projetos selecionados pelo Edital FAPERGS 10/2021 - Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado – ARD/ARC, com a divulgação do resultado tendo ocorrido em abril  deste ano. O objetivo é apoiar recém-doutores ou doutores que tenham sido recém contratados, cuja titulação ou contratação tenha ocorrido a partir de 1º de janeiro de 2016, concedendo recursos financeiros para viabilizar o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação, em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos, sediadas no estado do Rio Grande do Sul.

O professor de Agronomia na unidade de São Luiz Gonzaga, Rafael Narciso Meirelles, doutor em Fitotecnia, foi selecionado na categoria recém-contratado com o projeto “Desenvolvimento e atividade de vôo de abelhas jataí (Tetragonisca fiebrigi) em caixas racionais de diferentes espessuras e madeiras”, que visa avaliar as variações comportamentais, ambientais e o desenvolvimento de colmeias de abelhas jataís. Este trabalho tem como objetivo gerar uma recomendação de caixa racional para criações de abelhas-sem-ferrão no RS, tendo como público-alvo os meliponicultores do estado, e padronizar as caixas utilizadas.

A professora  na área de Administração na unidade em Erechim, Zenicléia Angelita Deggerone, Doutora em Desenvolvimento Rural, foi selecionada para receber o apoio financeiro como recém-doutora pelo projeto “A dinâmica dos mercados agroalimentares no Alto Uruguai-RS: identificação e caracterização dos canais de comercialização da agricultura familiar”, que procura conhecer as características e o modo de funcionamento dos mercados, assim como compreender como se dá a inserção dessas categorias sociais nos circuitos de compra e venda da produção agroalimentar, que são determinantes para a reprodução social. Ademais, o projeto busca investigar com mais profundidade em que medida a organização social, via cooperativas, associações e movimentos sociais, são capazes de engendrar e fomentar formas de comercialização coletivas, e por fim, verificar como a pandemia afetou a dinâmica de distribuição de alimentos através das cadeias curtas e longas e de que modo a digitalização dos mercados aconteceu entre os agricultores familiares na região Alto Uruguai/RS.

Esta proposta possui abrangência que se estende por 21 municípios da região. Dentre os municípios selecionados, a escolha destes locais está atrelada ao envolvimento, proximidade e inserção da proponente de pesquisa junto às organizações sindicais (SUTRAF-AU/ FETRAF-RS) e pela presença de filhos de agricultores familiares matriculados nos cursos de graduação na Unidade da Uergs em Erechim.

Por: Karoline Costa

Edição: Karine Martins

Arquivos anexos

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul