Diversas atividades integram a programação do 3° Seminário Internacional de Educação

Sobre um fundo de céru azul degradê com nuvens, aparece o desenho de um aerogerador de energia eólica branco. Das suas pás, saem, imitando o movimento do vento, as palavras "educação", "pesquisa" e "conhecimento". Abaixo, o título do evento.
Evento ocorrerá de 12 a 14 de setembro. - Foto: Ascom/Uergs

A Uergs em Osório realizará o 3º Seminário Internacional do Mestrado Profissional em Educação, entre os dias 12 e 14 de setembro, com o tema “Itinerários da pesquisa em educação”. A programação inclui em oficinas, painéis, apresentação de trabalhos, mesas de discussão e um sarau litero-musical. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de setembro através deste link.

A conferência de abertura acontecerá na quinta-feira (12), no Auditório da Câmara de Vereadores do município de Osório, às 19h30, e contará com a presença do professor Enrique Del Percio, da Universidade de Buenos Aires, que falará sobre Políticas educativas na sociedade contemporânea. As demais atividades acontecerão no auditório e nas salas de aula da Unidade da Uergs em Osório.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Uergs.

Confira a programação:

12 de setembro (quinta-feira)

10h30 às 18h30 – Exposição de livros e periódicos com produções de docentes e discentes; mostra de materiais didáticos (com autores presentes em alguns momentos) - Responsável: Prof.ª Dr.ª Helena Venites Sardagna (Uergs).

13h – Credenciamento.

13h30 às 15h30 – Minicursos (2 salas temáticas na Unidade da Uergs - Osório):

1)      Docência com bebês e crianças bem pequenas - Ministrante: Prof.ª Me. Carolina Gobbato (Uergs).

2)      "O índio, a escola e o mato": povos originários e o direito à etnoeducação na Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. - Do senso comum ao complexo – Ministrantes: Prof.ª Dr.ª Jaqueline Rosa da Cunha (IFRS); Mestre Íris Pereira Guedes (Ufrgs); Mestrando Rafael Frizzo (Ufrgs).

13h30 às 18h30 – Palestra Prática pedagógica e aprendizagem: relações com a BNCC - Prof.ª Dr.ª Sandra de Oliveira.

Local: Auditório da Uergs – Osório.

16h às 17h20 – Oficinas (2 salas temáticas na Unidade da Uergs - Osório):

3)      Informática na educação e objetos de aprendizagem como ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem: Prof.ª Me. Thais Ramos Viegas.

4)      Interfaces da Informática na educação e aprendizagens digitais em matemática Prof.ª Dr.ª Aline Silva de Bona (IFRS).

19h30 – Conferência: Políticas educativas e a sociedade contemporânea – Prof. Dr. Enrique Del Percio – Universidade de Buenos Aires, Argentina – Mediação: Prof.ª Dr.ª Thaís Janaina Wenczenovicz (Uergs).

Local: Auditório da Câmara de Vereadores de Osório.

13 de setembro (sexta-feira)

8h às 12h - Salas de apresentação de trabalhos - Responsável: Prof.ª Dr.ª Helena Venites Sardagna (Uergs) e mestrandos(as) colaboradores(as).

Obs. Os trabalhos serão apresentados em quatro espaços distintos (salas temáticas).

Modalidade Oral:

Sala temática 1: DIVERSIDADE E PROCESSOS INCLUSIVOS (sala 6);

Sala temática 2: EDUCAÇÃO MUSICAL, ARTE E PRÁTICAS CURRICULARES (sala 7);

Sala temática 3: ESPAÇOS E TEMPOS DA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (Auditório);

Sala temática 4: CULTURA, CURRÍCULO E DIRETRIZES (sala 8).

Modalidade vídeo: a exibição dos trabalhos irá ocorrer junto das mesas temáticas das 8h às 12h - Responsável: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Schefer (Uergs).

13h às 14h – Mostra didática e explanação do Projeto Brinquedoteca - Prof.ª Me. Carolina Gobbato (Uergs) e Prof.ª Me. Dolores Schussler – Responsável Prof.ª Dr.ª Helena Venites Sardagna (Uergs).

14h às 17h - Mesa de discussão Pesquisas em educação e seus itinerários– Mediação Prof. Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa (Uergs). Palestra Inclusão e diversidade: pesquisas no âmbito do IFRS – Prof.ª Dr.ª Andréa Poletto Sonza - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves e Porto Alegre/RS.

Local: Auditório da Uergs – Osório.

17h às 19h – Exposição de pesquisas em forma de banner, local: espaço de convivência da Unidade da Uergs em Osório.

19h às 22h – Painel Inovação, diversidade e sustentabilidade em tempos de “economia criativa”: qual o papel da pesquisa? Qual o papel da docência?– Prof.ª Dr.ª Sandra Monteiro Lemos (Uergs).

Palestra:Educación, democracia e inteligencia social: el desafío de reconstruir el valor de lo público desde la perspectiva deweyniana - Prof.ª Dr.ª María Alejandra Olivera (Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires (UNCPBA)

Mediação – Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Schefer.

14 de setembro (sábado)

8h às 11h - Palestra Pesquisa em Educação e os desafios da contemporaneidade - Prof.ª Dr.ª Gelsa Knijnik - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo/RS.

Mediação: Prof.ª Dr.ª Sandra Monteiro Lemos (Uergs)

11h - Apresentação cultural: Grupo de Cultura Popular Boizinho da Praia.

Local: Auditório da Uergs – Osório.

13h às 16h: Mesa de encerramento: Experiências de pesquisas - Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos – GPEPI e Linha de Pesquisa “Inovação, diversidade e memória em Educação” – Mestrado profissional em Educação.

Palestra: Prof. Ms Vinícius Martins Flores (Ufrgs).

Mediação: Prof.ª Dr.ª Helena Venites Sardagna e Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Schefer.

16h - Encerramento.