Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Dia Nacional da Ciência

Publicação:

Dois cientistas olham para tubos à vácuo
Dia Nacional da Ciência - 8 de julho.

Por: Rafael Haag, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Neste 8 de julho comemoramos o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Ambas as datas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948.

Num momento onde uma pandemia assola toda a nação, vivenciamos um paradoxo. Estado, sociedade e mercado buscam na Ciência uma luz para o combate a esta pandemia. Não seria diferente, pois, sempre foi a partir da Ciência que houve o solucionamento dos problemas da humanidade. No entanto, jamais tínhamos presenciado um período de tantos ataques à Ciência, representado pela redução de recursos financeiros à pesquisa, cortes de bolsas e inúmeras tentativas de desconstrução do nosso (jovem) sistema de inovação, ciência e tecnologia, alicerçado em grande parte nas Universidades Públicas.

Esta data deve representar um momento para comemorarmos todos os avanços já alcançados pela Ciência e refletirmos sobre a necessidade de defendermos e apoiarmos todos os atores envolvidos no desenvolvimento da Ciência nacional. Não há caminho possível para o crescimento econômico, melhoria na qualidade de vida e redução das desigualdades que não seja através da Ciência.
Viva a Ciência!

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul