Ciclo de Palestras: Para pensar a Docência na Educação Básica

Ciclo de Palestras: Para pensar a Docência na Educação Básica

Período: 11, 17 e 24 de novembro e 02, 09 e 15 de dezembro

Transmissão: Canal do GEEPES

O Ciclo de Palestras: Para pensar a Docência na Educação Básica, pretende oferecer um conjunto de palestras on-line a professores e professoras da Educação Básica, licenciandos e licenciandas e demais profissionais da educação, o qual tomará como fio condutor a interlocução entre o pensar a Educação Básica a partir dos saberes da docência e as pesquisas acerca das experiências e práticas escolares. O evento está sendo realizado pelos Grupos de Pesquisa GEEPES e GTED - ambos da Universidade Federal do Rio Grande - e pelo Deslogogias - da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e organizado pelas professoras doutoras Patrícia Ignácio (FURG), Viviane Castro Camozzato (Uergs) e Suzane Gonçalves (FURG).

Para participar basta acessar o Canal nos dias e horários agendados e preencher o formulário para garantir a certificação. Cada palestra gerará 4 horas de certificação, sendo que a presença em todas gerará a certificação de 24 horas. O evento é gratuito e com participação ilimitada.

Programação

11/11, às 14h - Alfabetização Científica e ensino por investigação: relações para a sala de aula, com Drª Lúcia Helena Sasseron - USP;

17/11, às 14h - Quando a Didática volta à cena Drª Marisa Vorraber Costa - UFRGS;

24/11, às 14h - Elementos do processo de alfabetização: aspectos conceituais e práticos Drª Eliana Borges Correia de Albuquerque (UFPE);

02/12, às 14h - Docência na Educação Infantil: conquistas, tensões e desafios contemporâneos Dr. Rodrigo Saballa de Carvalho - UFRGS;

09/12, às 14h - Educação Inclusiva na França: condições de trabalho dos Assistentes de Educação Serviço Handicap (AESH) Dr. Edison Ferreira de Macedo - Ministério da Educação Nacional e da Juventude - França;

15/12, às 14h - Crítica à melancolia pedagógica da docência no Ensino Médio Dr. Roberto Rafael Dias da Silva - UNISINOS.