Audiência Pública em Osório define as necessidades de oferta de formação profissional na Região

Evento é um projeto piloto que deve ser repetido nas demais unidades da Uergs.

A Uergs e a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma/RS) promoveram, nesta terça-feira (03), uma audiência pública para discutir as necessidades de formação acadêmica na Região e como a Uergs pode atender essa demanda. O evento reuniu a comunidade acadêmica, gestores públicos, empresários, educadores e representantes de instituições da região, na Unidade da Uergs em Osório.

O tema da audiência foi “Diálogos sobre Ambiente e Sustentabilidade: a Uergs que a comunidade precisa no Litoral Norte”. O reitor Leonardo Beroldt deu as boas-vindas ao público e apresentou a Universidade e como atua no estado do Rio Grande do Sul e na Região Litoral Norte. A Unidade em Osório oferta dois cursos de graduação: licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Ciências Biológicas; uma especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade; e um mestrado profissional em Educação. Além disso, desenvolve dezenas de projetos de pesquisa e extensão.

Logo depois da apresentação realizada pelo reitor, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Litoral Norte, Marcelo Reis, apresentou os principais aspectos socioeconômicos da Região, trazendo dados sobre demografia e aspectos em que os municípios do Litoral Norte precisam se desenvolver.

Com a condução do presidente da Anamma, Fernando Campani, os participantes foram divididos em grupos para conversarem sobre as fragilidades e necessidades da Região, considerando a questão ambiental, e sobre como a Uergs pode contribuir para o desenvolvimento regional, diante desse cenário. Os principais pontos das discussões foram apresentados e discutidos em plenária para a proposição de encaminhamentos. O resultado dessas discussões será reunido em relatório que servirá como base para o planejamento da oferta de novos cursos na Unidade.

A Audiência Pública realizada em Osório é um projeto piloto de uma iniciativa que deverá ser desenvolvida em todas as unidades da Universidade.