Aprovados o Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2032 e o Projeto Político Pedagógico Institucional da Uergs

Os documentos elaborados são o resultado de um processo inovador e arrojado, introduzindo uma concepção nova de planejamento

Cículo colorido de azul, verde, amarelo e vermelho. Dentro dlee, a letra "u" em branco, com uma balão de fala dque traça um caminho para cima.
Conselho Superior Universitário da Uergs aprova PDI 2022/2032 e PPPI, que passam a vigorar neste mês de maio.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uergs para o período 2022-2032 foi aprovado em nove de maio, por unanimidade, na 256ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da Universidade (Consun), transmitida pelo canal oficial da Uergs no YouTube. Na 255º Sessão Extraordinária do mesmo Conselho, obteve aprovação, também por unanimidade, o Projeto Político Pedagógico Institucional da Universidade (PPPI). Ambos os documentos são balizadores da filosofia de trabalho, do planejamento estratégico e das diretrizes das políticas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Pela primeira vez na Uergs, o PDI terá validade de 11 anos, oportunizando que os pontos fortes e os de melhoria sejam testados em um prazo maior com relação aos documentos anteriores, o que acarretará em ganhos de experiência na análise das variáveis e tendências do ambiente externo que impactam a Universidade. Também possibilitará que a Gestão em exercício em 2030, logo no seu primeiro ano de mandato, proponha uma metodologia para o desenvolvimento do PDI subsequente.

O PDI é um documento obrigatório para todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, conforme determina o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Com caráter estratégico, apresenta a forma como a Universidade pretende concretizar seu projeto educacional, estabelecendo as metas a serem alcançadas num período definido. Por isso, é fundamental a sua construção coletiva, pois o documento deve expressar as necessidades da sua comunidade universitária e traçar ações para atendê-las.

Processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional

A construção do PDI teve início em 2020, organizado em duas fases: elaboração e implementação. O estudo e proposta de uma nova metodologia foram coordenados pela Comissão Central do PDI, presidida pela vice-reitora e superintendente de Planejamento da Uergs, Sandra Monteiro Lemos. A equipe também recebeu a colaboração técnica de professoras do curso de Administração da própria Universidade. O processo contou com amplos momentos de discussão promovidos com a presença da comunidade universitária e interessados, por meio de debates locais, seminários online de capacitação, fóruns e materiais de consulta e acompanhamento na página do PDI 2022-2032.

Em 2022, foi instituída a Comissão Especial para Sistematização da Consulta do PDI, pela Sessão Extraordinária Conjunta 249ª do Consun e 81ª do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), para uma derradeira apreciação da minuta final do documento, com vistas a sua qualificação. Presidida pelo professor Leandro Forell, a Comissão organizou o processo em quatro etapas: preparação, debates locais, debates por segmento e sistematização final. Reuniões virtuais de mobilização foram realizadas com as sete regiões que compõem a Uergs e Reitoria e outras por segmentos. Ao final, foram realizadas plenárias e as sugestões das categorias foram levadas à aprovação do Consun.

O desafio não está completo com o planejamento, pois é imprescindível obter, na fase de implementação, o engajamento na execução dos planos desenvolvidos, uma vez que a “chave do êxito de uma gestão estratégica - a combinação entre estratégia e gestão - está em sua operacionalização”, alerta Sandra.

Projeto Político Pedagógico Institucional

O Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia todas as práticas acadêmicas das instituições de Ensino Superior (IES). Para a construção deste documento, são consideradas a trajetória histórica, a inserção regional, a vocação, a missão, a visão e os objetivos de cada instituição. Além disso, o PPPI estabelece os parâmetros de condução das atividades acadêmicas e apresenta políticas institucionais que são compostas por um conjunto de estratégias necessárias à consecução dos objetivos e metas das IES.

Em 2021, foi instituída a comissão responsável pela revisão do PPPI da Uergs, presidida pela coordenadora da Área das Ciências Humanas, Vânia Roseli Correa de Mello. O trabalho foi realizado a partir de metodologia específica e contou com ampla participação da comunidade universitária, que contribuiu com o documento em diferentes momentos.

Em outubro, realizou-se uma Consulta Pública individual com a comunidade da Uergs, com a finalidade de apontar sugestões, críticas e considerações ao PPPI. De janeiro a março de 2022, a minuta foi submetida a discussões coletivas e os colegiados e conselhos consultivos locais encaminharam os resultados às sete direções regionais, responsáveis pela condução dessa etapa.

Para acompanhar as transformações da Universidade, Vânia reforça que é importante revisitar o PPPI a cada dois ou três anos. Na sua avaliação, o processo democrático pelo qual foi conduzida a construção do Projeto é o principal elemento de destaque.