Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação se reúnem com diretor da Fapergs

Publicação:

Participantes da reunião sentados ao redor de uma mesa.
Foprop reúne pró-reitores e coordenadores de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades do Rio Grande do Sul.

A Uergs sediou, nesta sexta-feira (17), uma reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul (Foprop/RS). O encontro contou com a presença do diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin, que apresentou dados de um levantamento de informações sobre o orçamento da Fundação, relacionado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e à proporção de doutores no Estado. Dellagostin também falou sobre o incentivo para a iniciação científica no Ensino Médio.

Uma das principais pautas da reunião foi a perspectiva de apoio da Fapergs às Universidades nos próximos anos e os parâmetros para os editais de bolsas de pesquisa, de captação de recursos para custeio e capital para pesquisa, e de internacionalização das instituições. Estes editais envolvem todos os níveis da educação, desde a básica até a superior. A coordenadora do Foprop, Andreia Rosane Valim, avalia de forma positiva o diálogo que está sendo proposto pela Fundação. “Estamos bem otimistas, pois está sendo bem transparente e clara a construção de critérios para os próximos editais a serem lançados pela Fapergs”, disse.

Sobre o apoio para a iniciação científica voltada ao Ensino Médio, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs e vice-coordenador do Foprop, Clódis Andrades Filho, destaca que é fundamental proporcionar o envolvimento de alunos com a ciência e a tecnologia desde a Educação Básica, junto às Universidades.

Investimento em Ciência e Tecnologia para vencer a crise

Os dados apresentados pelo presidente da Fapergs mostram que o Rio Grande do Sul possui atualmente cerca de 14 mil doutores, numa proporção de 124 para cada 100 mil habitantes no Estado, ocupando a primeira posição neste ranking no país. De acordo com Dellagostin, isso mostra que é preciso investir em bolsas de pós-doutorado. “Temos uma pós graduação muito forte e eficiente, formando muitos docentes, com um aporte da Capes, mas precisamos investir em mais bolsas de pós-doutorado, sem deixar de buscar investimento em bolsas de mestrado e doutorado”, afirma.

A partir de agora, a Fapergs, com o apoio do Foprop, vai buscar dados sobre os índices de produtividade desses doutores em pesquisas no estado. “Se queremos sair da crise temos que investir em ciência e tecnologia, e já temos a base para isso”, acentuou Dellagostin.

Participaram da reunião pró-reitores e coordenadores de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Ufrgs, Unisc, UFCSPA, Unicruz, Unisinos, Furg, Unijuí, Ufpel, Unipampa, Univates, UCS, Unisinos e IFSul.

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul