Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Fórum de Áreas 2024

  • Data:
    até
  • Campus Central da Uergs e Famurs - Porto Alegre
Imagem com fundo em tons de azul. Ao centro, logotipo do Fórum de Áreas da Uergs. Abaixo, em branco, lê-se 2024.
Fórum de Áreas 2024 - Foto: Ascom/Uergs

O Fórum de Áreas da Uergs terá como tema os “Desafios para o Reposicionamento Institucional da Uergs” e ocorrerá de forma presencial, com transmissão pelo YouTube.

O evento promove a integração das três áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Vida e do Meio Ambiente e Ciências Exatas e Engenharias – e a abordagem dos eixos de ensino, pesquisa e extensão, visando construir o diálogo e encaminhamentos para consolidar o Projeto Político Pedagógico da Uergs.

Datas: 17, 18 e 19/04/2024

Locais: Auditório Alceu Collares da Famurs (térreo - Rua Marcílio Dias, 574, Menino Deus - Porto Alegre) e Campus Central da Uergs (Rua Washington Luiz, 675, Centro Histórico - Porto Alegre)

Transmissão: Canal da Uergs no YouTube @uergsinstitucional

Público-alvo: comunidade universitária da Uergs e comunidade externa interessada 

Inscrições:

  • Formulário: link
  • Valor: gratuito

Programação: 

Dia 10 (quarta-feira) - Pré-Evento

19h Palestra remota "Financiamento, autonomia e participação: desafios da Universidade pública no Brasil", com Bruno Deusdará (Vice-Reitor da UERJ). Link da transmissão: acesse aqui.

Dia 17 (quarta-feira)

Local: Auditório da Famurs

13h às 14h - Credenciamento/Mesa de café para confraternização

14h - Abertura do evento com autoridades

14h30 Palestra "Acesso e Ingresso na Educação Superior - Dificuldades e Superações", com Dr. Jeronimo Siqueira Tybusch (pró-reitor de Graduação da UFSM/PROGRAD); fala da presidente do NIT/Uergs, Profa. Betina Bitencourt; apresentação artística dos cursos de Artes/Música/Dança. Link da transmissão: acesse aqui.

Dia 18 (quinta-feira) 

Local: Auditório da Famurs

8h30 - Dinâmica guiada/debates sobre o reposicionamento institucional da Uergs

10h (intervalo da manhã) Apresentação do curso de Dança da Uergs: "Corpo Todo" - Um convite para apreciar e ressignificar as danças afrodiaspóricas

(Almoço Livre) 

13h30 - Palestra "Educação a Distância: potencialidades e desafios", com o Prof. Dr. Leandro Krug Wives (secretário de Educação a Distância - SEAD/UFRGS) e com a Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist (SEAD/UFRGS).

15h30 - Dinâmica sobre Interdisciplinaridade – Capacitação Docente PDI, com a Profa. Dra. Valquiria Pezzi Parode 

16h30 - Assembleia do SinproRS e da Aduergs;

18h - Happy Hour para os(as) presentes no evento

19h - Palestra remota "Contexto e desafios contemporâneos dos Cursos de Graduação enfrentados em Instituição Pública Estadual Superior: recorte do Paraná", com a Profa. Dra. Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho (representante da Abruem, pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná – Forgrades). Link da transmissão: acesse aqui.

Dia 19 (sexta-feira)

Local: Campus Central da Uergs

8h30 - Palestra “O Papel Transformador das universidades na Inovação e Tecnologia”, com o Dr. Rafael Baptista (Tecnopuc) e mediação pela presidente do NIT/Uergs Profa. Betina Bitencourt.

10h - Visita aos laboratórios da Uergs, guiada pelo Prof Dr. João Peixoto e pelas técnicas de laboratório Arethuza Dornelles e Andrea da Silva;

(Almoço Livre) 

13h30 - Atividades paralelas: 1. Reuniões/debates para cada área da Uergs: exatas/engenharia, humanas e da vida/meio ambiente; 2. Dinâmica com os(as) estudantes;

15h30 - Apresentação do curso de Dança da Uergs

16h - Plenária final com leitura de CARTA ABERTA, diagnóstico do evento e encaminhamentos

Contato: suplan@uergs.edu.br

Locais

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul